quarta-feira, 4 de setembro de 2013

a despedida de Mandela

Nelson Mandela saiu do hospital, mas continua em estado crítico



a Notícia

comentário

"Mandela tem alta mas seus médicos afirmam que em sua casa ele terá os mesmos cuidados do que no hospital. 
Várias questões merecem atenção e, dentre elas,  quais serão as medidas realizadas em casa? 
Desde uma mini UTI até uma enfermaria podem ser instaladas em casa e, provavelmente, a atenção paliativa foi o caminho escolhido por seus médicos com a concordância dos familiares. 
Ou será que foram os familiares que "convenceram" os médicos  a adotar tal conduta? 
Isto não vem ao caso, importa o fato da opção pelo atendimento em casa para que Mandela possa estar em seu ambiente. 
Tal decisão é louvável, tratando-se de uma pessoa que possui as condições necessárias para ser tratado em casa.  
Diante de um quadro de irreversibilidade da doença, quando o paciente se encontra em um estado de saúde cuja dependência e ausência de autonomia são marcantes, a discussão a respeito dos cuidados a oferecer ao paciente e sua família é de fundamental importância, principalmente sobre onde e como serão realizados. 
É possível que após diálogo e entendimento, a família perceba que o melhor para este herói da humanidade do séc XX e XXI é a sua permanência em casa, com suas lembranças, com carinho, junto com aqueles que lhe querem bem. 
Mesmo no hospital, com toda a qualidade de recursos disponíveis, talvez não se encontre o que mais nós desejamos nos momentos de fragilidade e debilidade: o aconchego do nosso lar
Na verdade, não há um melhor momento para morrer, porém o mais desejável é que o paciente, junto de seus familiares sinta-se confortável, atendido em suas necessidades e se despeça da vida com  tranquilidade". Anelise Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário