quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dica de Livro

Sonhe mais - Reconstruindo a vida após a perda
Jai Pausch - Ed. Novo Conceito

Este livro foi escrito pela viúva de Randy Pausch, o grande autor de A Lição Final. Para quem não se lembra, Randy foi um renomado professor universitário que, ao se descobrir com um avançado câncer de pâncreas aos 46 anos, com três filhos pequenos, se defronta com sua finitude e resolve dar uma palestra, a qual deu o nome de A Lição final, para toda a comunidade acadêmica americana, falando abertamente de sua doença e deixando a todos suas lições de vida. O sucesso foi tamanho que logo depois houve a publicação de seu livro.

Jai em seu livro dá um belíssimo depoimento, não apenas das dificuldades enfrentadas como cuidadora do marido e mãe de crianças tão pequenas, mas nos fala também de sua forma de elaborar a perda vivida. Jai se tornou uma ativista em prol de pesquisas para o câncer de pâncreas, não esquecendo sua luta em prol da continuidade de sua vida e de sua familia. 

Como sempre observamos com nossos pacientes podemos também observar em Jai que o primeiro ano de luto é, sem dúvida, o mais difícil. No entanto também observamos que, quando o enlutado mantém uma conduta de enfrentamento desse luto, elaborando suas perdas e buscando novas significações para a vida, o trabalho árduo de enlutamento começa a ser concluido. Nesse caso, resta para sempre a lembrança, o afeto e toda a história que construiram e viveram juntos. Fatima Geovanini


Nenhum comentário:

Postar um comentário