terça-feira, 14 de janeiro de 2014

divulgação científica

Conflitos éticos na comunicação de más notícias em oncologia
Fátima Geovanini & Marlene Braz

Revista Bioética, Vol. 21, No 3 (2013)

Resumo
Partindo de abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, analisadas pelo método hermenêutico-dialético, busca-se identificar os conflitos éticos vividos por oncologistas na comunicação de diagnósticos de
câncer, analisando os problemas desencadeados pelas más notícias. Da pesquisa participaram quinze oncologistas clínicos e cirurgiões, que relataram que a comunicação do diagnóstico de câncer é considerada difícil tarefa devido à ausência de investimentos para o desenvolvimento das habilidades de comunicação na graduação médica; ao simbolismo do câncer; à presença de fantasias relacionadas ao conhecimento do diagnóstico e a dificuldades na abordagem da morte. Os principais conflitos éticos citados estão relacionados à justa adequação moral do emprego da verdade na comunicação, se esta é uma ação beneficente para o paciente, e ao manejo com a família na relação médico-paciente. A conclusão observou que os problemas éticos desencadeados decorrem, predominantemente, em relações paternalistas com interferência na autonomia do paciente. 


Leia em PDF

* * *

Moderno movimento hospice: kalotanásia e o revivalismo estético da boa morte
Ciro Augusto Floriani

Revista Bioética, Vol. 21, No 3 (2013)

Resumo
Este artigo analisa o conceito de boa morte, que fundamenta o moderno movimento hospice. A partir da descrição de seus elementos constitutivos, emerge uma categoria distinta da boa morte historicamente conhecida, a eutanásia, com duas características essenciais: uma peculiar disposição de enfrentamento da doença, que dá sentido à morte, e um processo de morrer ritualizado e socialmente compartilhado. Esse modelo de boa morte, conhecido como kalotanásia, organiza um conjunto de ações que busca reviver um processo de morrer e uma morte mais suave, tendo como desafio fazê-lo em um cenário médico identificado com o uso continuado e persistente de alta tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário