quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

retrospectiva 2013 - sucessos e desafios -

"Queridos amigos, segue uma breve retrospectiva de onde estivemos em 2013. Neste novo ano, 2014, pretendemos estar discutindo cada vez mais os cuidados paliativos, o envelhecimento e os assuntos relacionados a saúde - prevenção, auto-cuidado, equipe multiprofissional agregando momentos de diversão, cultura geral e curiosidade; esperamos também divulgar cursos, aulas e palestras. Sintam-se convidados nao apenas para "espiar", mas para opinar, postar e nos ajudar a divulgar e esclarecer de forma clara, para leigos e profissionais da saúde, noticias, artigos e links. Um abraço e feliz 2014"

Anelise Fonseca


* * *

Em 2013 estivemos envolvidas em diferentes eventos e cursos sobre Cuidados Paliativos (CP).
1 - Na Argentina foram 2 cursos - a Pós-graduação em Cuidados Paliativos, pelo Instituto Pallium e Universidade de Buenos Aires com previsão de término em maio de 2014;

2 - Curso para formadores de multiplicadores em CP, pela Universidade Austral.

Muito estudo mas também muitos amigos. Cada momento foi saboreado em todos os detalhes.






Curso de multiplicadores

foto - local onde fazemos a Pós graduação - Interior da Biblioteca da faculdade de medicina de Buenos Aires - lindíssima!
foto





* * *
Este ano assumi a coordenação dos Cuidados Paliativos do Hospital Adventista Silvestre, hospital onde trabalho há 10 anos na Unidade Coronariana. Neste ano de 2013 com apoio da chefia e coordenadores da Unidade conseguimos iniciar este projeto inovador em um hospital privado na cidade do Rio de Janeiro. Com uma equipe em formação, agradeço a diretoria, essencialmente ao diretor clínico Dr Ranieri Leitão, esta oportunidade.
Para comemorar este feito, organizamos 3 dias de eventos sobre CP com profissionais capacitados e reconhecidos, incluindo o presidente atual da regional Sudeste da Academia Nacional de CP, Dr Filipe Guzman, assim como professores da Escola Nacional de Saúde Pública, membros da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG-Rio e médicos renomados da cidade do Rio de Janeiro. Em 2014 estamos organizando novos eventos e começamos com a criação de um evento mensal - "Conversando sobre paliação" - para os interessados, basta enviar um e-mail para mim.


foto sobre evento no hospital adventista silvestre


Filipe Gusman. 

Filósofo, Jose Francisco Oliveira, membro da Comissão permanente de CP da SBGG nacional


* * *

Este ano estive participando do congresso de geriatria e gerontologia da regional RJ - "geriatRio" em 2 momentos. Falamos de CP e Unidade de terapia intensiva, através de uma mesa redonda que contou com o atual presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira  - Dr Moyses Damaceno e da psicologa Katia Kitajima,  coordenadora da área de psicologia da Sociedade de terapia intensiva do Rio de janeiro e no segundo momento, com uma palestra sobre gerenciamento de saúde, na mesa redonda que abordou modelos de atendimento a idosos portadores de doenças crônicas. Apresentei o trabalho de coordenação de um programa de doenças crônicas pertencente a uma operadora de saúde. Este tema também está relacionado com o meu doutorado e agradeço Dra Maura Soares e toda diretoria da SBGGRJ por esta oportunidade.




* * *

Estivemos no congresso da Academia nacional de CP e este foi um momento de descontração com amigas queridas, também profissionais da saúde e colaboradores do Instituto Sequoia, como a fonoaudiologa Elaine Balassiano. Congresso excelente, com a participação da sociedade portuguesa de CP e outros convidados ilustres. O próximo será daqui 3 anos, provavelmente imperdível"



* * *

"Estivemos também, eu e Fatima Geovanini, na semana de psicologia do hospital Cardoso Fontes falando sobre luto. Fatima abordou o luto na fase adulta e eu falei na velhice. Usando referencias dentre elas de Parkes e da escola Espanhola, foi um convite à reflexão de todos. Um auditório repleto de interessados e ávidos pela discussão da paliação no hospital. Agradeço à comissão organizadora pelo convite!
2 fotos


* * * 

Este ano foi de desafios à frente da Comissão de CP da SBGG-RJ. Foram tantos os compromissos da minha parte que solicitei a Filipe Guzman assumir este cargo a partir de junho/2013. Ao longo de 8 meses conseguimos manter nossas reuniões mensais com um publico flutuante, mas cativo com discussão e apresentação de diferentes convidados. Alem disso, organizamos o curso pré-congresso de CP do geriatRJ cuja programação Filipe manteve com um carinho e respeito imenso!! 
Foi realizado também o II Workshop de Notícias Difíceis com sucesso absoluto de público! Agradeço à Diretoria da SBGG_Rio pela oportunidade e a Filipe Gusman por ter ajudado nesta tarefa!
Em breve retomaremos os intensos trabalhos.


foto worshop de noticias difíceis da SBGGRj



* * *

Estivemos em maio na faculdade de administração e Ciências Contábeis da UFRJ com o “Seminário Novas perspectivas na Administração Hospitalar no século XXI e O desafio do  profissional de saúde: da assistência à gestão”. Eu e Fatima falamos sobre desafios do envelhecimento para o gestor de um hospital, morte e luto no hospital e as perspectivas para próximos anos. Através de aulas expositivas, filmes, grupos de reflexão e de trabalho para um grupo de 60 pessoas, obtivemos uma surpresa pois mesmo com a opinião geral que o assunto é árduo e triste, o envolvimento dos participantes em 2 dias de seminário foi total! Agradecemos ao Prof Angelo Cister pelo convite.




* * *

Outra atividade importante em 2013 foi a inauguração do consultório de Copacabana. Após sete anos atuando na Tijuca, resolvemos trazer a parte assistencial do Instituo Sequoia para a zona sul da Cidade do Rio de Janeiro.
Foi-nos exigido muito trabalho até a consolidação, todavia esperamos atender da melhor forma possível os interessados na proposta de "envelhecimento com qualidade".
O espaço consiste em duas salas e conta com novos participantes nas áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição.
Nossos agradecimentos a Joaquim Fonseca, que não apenas é um sócio-investidor deste empreendimento mas é um grande incentivador.

Consultório Tijuca

Consultório Copacabana




Nenhum comentário:

Postar um comentário