domingo, 23 de fevereiro de 2014

ainda sobre Eutanásia

Interessante matéria: "Sim, vou deixar-te morrer"

Na Bélgica, desde 2002, é legal pôr fim à vida de um adulto que peça para morrer. Agora, a lei da eutanásia foi alargada a menores de 18 anos.


SOFIA DA PALMA RODRIGUES (em Bruxelas)
Há quem chame à nova medida uma “aberração”, a considere “dispensável” e “um primeiro passo muito perigoso”. Mas também quem a defenda: porque não se pode continuar a menosprezar o sofrimento dos mais novos e porque é “imprescindível” legalizar uma prática que todos sabem ser feita às escondidas. A nova lei entrará em vigor nas próximas semanas. 

pontos de vista

"Antes de se falar em eutanásia para menores, deveriam promover-se os cuidados paliativos pediátricos".
Stéphan Clement de Clety, pediatra

Philippe Mahoux diz que a legislação não pretende definir a concepção de morte — “isso é para os teólogos e filósofos” —, mas “permitir aos mais novos, com o consentimento dos seus pais, escolher como querem morrer quando confrontados com uma doença terminal e um sofrimento insuportável”, explica o deputado do Partido Socialista numa das suas muitas declarações públicas.

continua publico portugal

*** * ***

Um mês sem eutanásia, meu menino!

 JOSÉ DIOGO QUINTELA
A Bélgica legalizou a eutanásia infantil. Vai ser possível a uma criança doente decidir que quer falecer. Julgo que a palavra de que o leitor está à procura é “inveja”.

publico pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário