terça-feira, 26 de agosto de 2014

ciência, tecnologia e saúde

A genética explica como os tibetanos se adaptaram a grandes altitudes

TERESA FIRMINO 25/08/2014 
Identificada uma nova mutação genética que permite evitar os efeitos nefastos da produção de mais glóbulos vermelhos em altitudes elevadas. Presente só nos tibetanos, essa mutação é recente em termos evolutivos.

matéria muito interessante sobre a pesquisa

Da esquerda para a direita: Felipe Lorenzo, o primeiro autor do novo estudo, com Josef Prchal e Tsewang TashiTSEWANG TASHI

leia em publico Pt

****
Impressora 3D fabrica primeira prótese de vértebra, implantada em menino
Paulo Alves

(Reprodução/Forbes)

Impressoras 3D já são capazes de fabricar ossos artificiais. A Universidade de Pequim, na China, acaba de anunciar uma cirurgia bem-sucedida para a implantação de uma vértebra de titânico feita em impressão tridimensional. Quem recebeu a prótese foi um menino de 12 anos. A vértebra do garoto estava tomada por um tumor maligno.

leia em TechTudo 

****
Cientistas criam primeiro órgão artificial dentro de animal

Da BBC
(Foto: BBC)
Timo - órgão do sistema imunológico - foi gerado dentro de um camundongo; ainda não há previsão para testes em humanos.

Cientistas da Escócia criaram, pela primeira vez, um órgão a partir do zero dentro de um animal. Um timo – parte importante do sistema imunológico – de camundongo foi gerado artificialmente dentro de uma cobaia.
O experimento, descrito na publicação científica "Nature Cell Biology", pode ajudar a abrir caminho para alternativas ao transplante de órgãos.
Os cientistas afirmaram que o resultado obtido foi promissor, mas ainda não há data para o início da experiência em humanos.

reportagem interessante

leia mais em G1 Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário