terça-feira, 14 de abril de 2015

Morte e Música, um poema

Symphonic poem after A. Boecklin



Arnold Böcklin (16 de outubro de 1827 – 16 de janeiro de 1901) foi um pintor simbolista suíço.

Influenciado pelo romantismo, sua pintura é simbolista com temas mitológicos, sobrepondo-se muitas vezes com os pré-rafaelitas. As fotos retratam figuras mitológicas, fantásticas ao longo de construções de arquitetura clássica (muitas vezes revelando uma obsessão com a morte) criando um mundo estranho, de fantasia.

Böcklin é mais conhecido por seu cinco versões (pintado em 1880-1886) da ilha dos mortos, que em parte evoca o cemitério inglês, Florença, perto de seu estúdio e onde sua filha bebê Maria tinha sido enterrada. Uma versão inicial da pintura foi encomendada por uma senhora Berna, uma viúva que queria uma pintura com uma atmosfera de sonho.
(texto extraído de Wikipedia e traduzido por Bing)

                      Self-portrait  Oil on canvas (1872)






Isle of the Dead ("Die Toteninsel"), acquired by the Gottfried Keller Foundation in 1920.

colírios

para olhos e ouvidos


21 Incredibly Hot Classical Musicians You Need To Know*


Chris Jackson / Getty Images


Carlos Alvarez / Getty Images
tem mais


uma amostra dos virtuosos

o Karma* dos idosos?

No Rest for the Elderly in India**

NEW DELHI, Apr 2 2015 (IPS) - As more and more people in India enter the ‘senior citizen’ category, ugly cracks are beginning to appear in a social structure that claims to value the institution of family but in reality expresses disdain for the bonds of blood.


Recent research by HelpAge India, a leading charity dedicated to the care of seniors, reveals that every second elderly person in India – defined as someone above 60 years of age – suffers abuse within their own family, a malaise that has been found to infect all social strata and all regions of the country.

India is currently home to over 100 million elderly people. Credit: Neeta Lal/IPS


tradução

Nova Deli, de 2 de abril de 2015 (IPS) - como mais e mais pessoas na Índia entram na categoria de 'cidadão sênior', feias rachaduras começam a aparecer em uma estrutura social que pretende valorizar a instituição da família, mas na realidade expressa desdém para os laços de sangue.


A pesquisa recente pelo HelpAge India, uma instituição de caridade líder dedicada aos cuidados dos idosos, revela que cada pessoa idosa segunda na Índia – definida como alguém acima de 60 anos de idade – sofre abuso dentro de sua própria família, um mal-estar que foi encontrado para infectar todos os estratos sociais e todas as regiões do país. (Bing Tradutor online)


*O que é Karma:
Karma ou carma significa ação, em sânscrito (antiga língua sagrada da Índia) é um termo vindo da religião budista, hinduísta e jainista, adotado posteriormente também pelo espiritismo.
A lei do Karma é aquela lei que ajusta o efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. A lei do Karma é imodificável, e é conhecida em várias religiões como “justiça celestial”.
Em sânscrito, karma significa "ato deliberado". Nas suas origens, a palavra karma significava "força" ou "movimento". Apesar disso, a literatura pós-védica expressa a evolução do termo para "lei" ou "ordem", sendo definida muitas vezes como "lei de conservação da força". Isto significa que cada pessoa receberá o resultado das suas ações. É um mero caso de causa e consequência.
extraído da página significados.com.br

**Não há descanso para os idosos na Índia

preconceito

Eles não queriam sua filha sentada perto deste homem. Mas não imaginavam o que ele havia feito por ela.








****

Entre o Preconceito e a Realidade, Eis o Que Tratam Estas Fotografias

O fotógrafo é Joel Parés, antigo militar norte americano que decidiu dedicar-se à fotografia, é o responsável pela criação desta mais recente obra.

A ideia de Parés era, acima de tudo, contrariar alguns preconceitos instalados na sociedade americana, os rótulos que se definem tendo em conta a etnia, classe social ou preferência sexual.

O que nos mostra o seu mais recente trabalho, é que pessoas habitam por trás destas personagens que se foram instalando, muito longe da realidade que associamos, por exemplo, a um ex-combatente ou a um homossexual. 

"Muitos de nós julgamos de forma incorrecta o outro tendo em conta a sua origem, a sua profissão, e pela sua escolha sexual" disse o fotógrafo. "O propósito desta sessão é fazer com que pensemos duas vezes antes de julgar alguém, mesmo sem querer".


bom senso

Deputados franceses aprovam proibição de modelos extremamente magras

A Assembleia Nacional (câmara baixa) da França aprovou um texto que proíbe empregar modelos extremamente magras, uma medida para lutar contra a anorexia, como parte de um projeto de lei sobre a saúde.

"O exercício de uma atividade de modelo está proibido a qualquer pessoa cujo índice de massa corporal for inferior a níveis definidos pelas autoridades de saúde francesas"
"O exercício de uma atividade de modelo está proibido a qualquer pessoa cujo índice de massa corporal for inferior a níveis definidos pelas autoridades de saúde francesas"

leia sobre


mais

na foto Isabelle Caro, ex-modelo que posou nua para campanha contra a anorexia



Isabele Caro desenvolveu a anorexia aos 13 anos de idade. Em 2006 ela chegou a pesar 25 Kg, com 1,65m de altura, e ficou em coma. No ano seguinte ela se deixou fotografar pelo fotógrafo Oliviero Toscani para uma campanha que tinha o objetivo de alertar sobre as consequências da anorexia.
Morreu em 17 de novembro de 2010.

visibilidade ao que muitos escondem

Jovem pousa nu com o seu saco de colostomia e alerta para cancro do cólon




Will Lanier é um jovem norte-americano de 28 anos e que foi surpreendido quando lhe foi diagnosticado um cancro no cólon.

“Eu pensava que era imune a estas coisas. Eu era personal trainer e nunca pensei que fosse suscetível a esta doença”, afirmou Will sobre o diagnóstico.

Quando começou os tratamentos, o jovem foi novamente surpreendido ao descobrir que a taxa de incidência deste tipo de cancro aumenta consideravelmente entre jovens com idades entre os 20 e os 34 anos.


continua

vitalidade

Fashion Week de Chine : un mannequin de 79 ans fait le buzz*




*Semana de moda na China: um modelo de 79 anos causou burburinho

leia mais

sexta-feira, 3 de abril de 2015

morte solitária



Japão enfrenta o risco de aumento de casos de morte solitária: 5 milhões de idosos vivem sós no país :( http://bit.ly/1ajSk5CImagens: Reuters.
Posted by UOL Notícias on Quarta, 1 de abril de 2015

"Sobre Morrer"

Somos assim quando morremos

Antes de dar início ao projecto "About Dying" ("Sobre Morrer"), a fotógrafa dinamarquesa Cathrine Ertmann não sabia como iria reagir à primeira visão de um morto. Aos 31 anos nunca tinha visto um cadáver e questionava-se: sentir-se-ia assustada ou chocada? Veria uma imagem que nunca mais poderia esquecer ou retirar? "A morte está cheia de tabus", disse ao P3. "É estranho como tudo o que acontece após a morte fica escondido. Eu acredito que relacionarmo-nos com a morte, pensarmos sobre ela e aceitá-la nos pode tornar mais focados naquilo que realmente importa enquanto estamos vivos." Com esta série, Cathrine pretendia dar às pessoas "um vislumbre de um mundo que é muito triste, mas também muito bonito e natural." A fotógrafa mergulhou em profundidade no mundo da morte: visitou morgues, agências funerárias e os seus 'salões de estética", locais de culto e locais de luto, crematórios, cemitérios, etc. Nas morgues, o mais difícil foi ver chegar gente jovem e o contacto com corpos em estado avançado de decomposição — essas experiências incitavam pensamentos sobre a sua própria mortalidade e na daqueles que ama. "Lembro-me de sair da morgue, um dia, e olhar para as pessoas na rua, algumas a caminhar, algumas a correr e de me sentir deslumbrada ao ver como eram capazes de mexer os seus corpos, falar, rir, tudo!"

veja fotos em p3.publico.pt

"Mas a morte acaba por chegar"

Portugal vive dia de luto por morte do cineasta Manoel de Oliveira


Portugal viveu um dia de luto nesta quinta-feira pela morte do cineasta mais famoso do país, Manoel de Oliveira. Ele morreu aos 106 anos na cidade do Porto. (...) A morte do mais velho diretor de cinema em atividade provocou reações no país, que perdeu uma de suas principais referências culturais dos últimos 50 anos.
Manoel de Oliveira posa durante sessão de fotos para o lançamento de 'O estranho caso de Angelica' em Cannes, em maio de 2010 (Foto: Eric Gaillard/Reuters)

"Todos meus filmes mostram que, de fato, todos os homens entram em agonia no momento no qual chegam ao mundo - disse em entrevista na década dos anos 90 -. Sou um grande lutador contra a morte (...) Mas a morte acaba por chegar".

G1.globo

colaborando com a Natureza

Mulher sueca torna-se na primeira do mundo a dar à luz com um útero transplantado

Até há muito pouco tempo, mulheres que nascessem sem útero, com alguma má formação ou que o tivessem perdido para doenças como o cancro não tinham qualquer esperança de dar à luz uma criança.


Essa situação já não se verifica, pois uma mulher sueca, de 36 anos, tornou-se na primeira mulher do mundo a dar à luz com um útero transplantado. A mulher nasceu sem útero e fazia parte de um programa de teste que inclui mais seis mulheres, tendo todas elas recebido um transplante uterino. Depois do transplante, as mulheres realizaram um tratamento de fertilização in vitro e nove meses depois nasceu um menino saudável.

chiadomagazine





longeva

Mulher mais velha do mundo morreu aos 117 anos no Japão

01/04/2015
A pessoa mais velha do mundo, a japonesa Misao Okawa, morreu esta segunda-feira aos 117 anos por causas naturais.


Desde fevereiro de 2013, Okawa era reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo "Guinness Book of Records", e desde agosto desse mesmo ano como a pessoa mais velha viva.

Okawa nasceu a 5 de março de 1898 em Osaka  (...) Os seus segredos para a longevidade eram viver sem "stress", dormir pelo menos oito horas diárias e comer o que gostava e de forma abundante, explicou em várias ocasiões à imprensa japonesa.

A japonesa celebrou o seu último aniversário no lar onde residia, junto da família, incluindo o filho mais velho Hiroshi, de 92 anos, e um bisneto de dois anos.

O Japão é também o país de origem do homem mais velho do mundo, Sakari Momoi, de 112 anos.

Segredo médico


Segredo médico é debatido na Alemanha após tragédia aérea

A Alemanha tem debatido uma flexibilização do segredo médico para os empregos considerados de risco, após as revelações e rumores sobre o estado de saúde do copiloto da Germanwings.