terça-feira, 14 de janeiro de 2014

paixão e música

'Músicos apasionados', de Hugo Caligaris

Pensei em fazer uma resenha do livro, porém Luis Gregorich* no prólogo ('El erotismo como matriz del arte') apresenta-nos a obra com tamanha genialidade que nada mais posso dizer sobre o livro de Hugo Caligaris; prefiro indicar ao leitor os 'links' para as críticas publicadas bem como a interessante entrevista do próprio autor.
Apenas posso acrescentar que Caligaris faz um excelente resumo intitulado Vida y Obra de cada compositor citando algumas obras musicais. 
Completei a leitura assistindo filmes e ouvindo a música, ambos disponíveis online pelo Youtube ou o Canal Netflix.


As ilustrações do livro, feitas por Huadi**, são muito interessantes.


(há tradução em português via Google)


HUGO CALIGARIS
Compositores, interpretes y avatares amorosos

(há tradução em português via Google)


* Luis Gregorich escritor e jornalista, foi editor-adjunto e diretor do suplemento cultural do jornal "La Opinion" (1975-1979), escritor editorial e chefe da edição internacional do jornal "Clarín" (1979-1983), um colunista da revista "Humor" (1982-1983), director do semanário "argumento político" (1983-1984) e funciona desde 2000 em "The Nation". Ele foi assessor da revista literária "Teatro" Teatro San Martín, e preparado para esta versão de Hamlet (interpretado por Alfredo Alcon) e Rei Lear de Shakespeare, Dance Macabre de Strindberg, e de Pirandello Henrique IV. Ele escreveu o roteiro do documentário A República Lost (1983), também publicado em forma de livro. Coordenado equipe de Raúl Alfonsín Cultura em 1983, e elaborou a sua plataforma cultural. Como gerente Eudeba diretor-geral (1984-1986) foi editor do Nunca Más foi subsecretário de Estado da Cultura (1988), coordenador do escritório da Cidade Autônoma de Buenos Aires (1996-1999) e secretário adjunto de Comunicação Social este mesmo governo (1999-2000). Ele foi vice-presidente da Sociedade Argentina de Escritores (SADE) 1992-1995 e vice-presidente da Fundación El Libro 1991 a 1995. 


** Hugo Diaz, mais conhecido como "Huadi", hoje cartunista, começou a publicar seus trabalhos em 17 em revistas de humor. Aos 20 anos, e atraiu para o jornal El Dia de La Plata. Ele também trabalhou em editoras de renome, como ilustrador, atividade para a qual ele foi agraciado com o prêmio ADEPA, em 1999. Huadi falou com Aeroposta sobre as suas origens etc. 
Huadi , ilustrador do livro O Diabo na garrafa , a coleção Latramaquetrama recebeu a distinção de desenhos animados 2013 SIP Award. 


* * *

HUADI, HUMOR GRÁFICO DE ALTO NIVEL in aeroposta 24



Filmes Online



















*** complementando ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário