domingo, 20 de dezembro de 2015

O último movimento: silêncio

Kurt Masur, um dos maiores maestros do mundo, morre aos 88 anos

"Kurt Masur, um dos maiores maestros do pós-guerra, morreu na manhã deste sábado, 19. Ele foi um mestre sobretudo na regência do repertório romântico e de compositores austríacos e alemães do século XIX e início do XX - Beethoven, Brahms, Bruckner e Mahler. Iniciou sua carreira sob o regime comunista da Alemanha Oriental, mas teve também um período glorioso à frente da Filarmônica de Nova York, que foi renovada por sua direção firme. Masur sofria de Parkingson - mas a causa da morte não foi anunciada pela filarmônica de Nova York".

leia mais


compaixão é um Tesouro


Um grande ator, uma grande pessoa. Johnny Depp explica sua visitas aos hospitais.http://www.gatacine.com/gatachannel/?p=8466#GataCine #GataChannel #Vocetambempode
Posted by GATACINE on Segunda, 7 de dezembro de 2015

sábado, 19 de dezembro de 2015

PAIS DOS NOSSOS PAIS


imagem do Google

"...Quanto mais eles perdem memória, vigor, audição, mais sozinhos nos sentimos, sem compreender por que o inevitável aconteceu. Pode até surgir alguma revolta interior por esperar deles que reagissem ao envelhecimento do corpo, que lutassem mais a favor de si, sem percebermos, na nossa própria desorientação, que eles não têm a mesma consciência que nós, não têm como impedir a passagem do tempo ou que possuem, simplesmente, o direito de sentirem-se cansados..."
in NÃO ESTAMOS PREPARADOS PARA SERMOS PAIS DOS NOSSOS PAIS, Publicado em Recortes por Ana Gosling

© obvious

sábado, 12 de dezembro de 2015

a respeito da Morte

Se existe uma coisa da qual ninguém pode fugir para sempre é da morte, e ela representa um assunto que, ao mesmo tempo, causa verdadeiro fascínio e medo nas pessoas. Nós aqui do Mega Curioso já abordamos esse tema em inúmeras matérias — revelando curiosidades gerais sobre ela, o que acontece conosco depois que morremos, quais são as causas de morte mais comuns no mundo, formas diferentes de lidar com ela, maneiras de experimentá-la etc.

Pois o pesquisador Jonathan Jong listou em um interessante artigo — publicado pelo portal The Conversation — uma seleção de descobertas surpreendentes que a Ciência já fez sobre a morte, e você pode conferir quais são elas a seguir:

De que serve um epitáfio?

Crónica

De que serve um epitáfio?

Os velhos são chatos, os velhos dão trabalho, os velhos cansam. Mas foram eles os nossos pais ou as nossas mães. Enxugaram-nos as lágrimas, estiveram ao nosso lado quando tínhamos febre, sofreram as nossas dores, fizeram a nossa comida preferida quando estávamos tristes. Só isso se guarda: o amor.

Texto de Helena Ferro de Gouveia 

youtube.com 

trecho:
"Numa época em que a noção de pessoa se tornou virtual e abstracta esquecemos que o toque, o afecto, o abraço são a essência. Nenhum emoji, nenhuma conversa por Skype, nenhuma mensagem por Whatsapp substitui a presença, substitui a vida, essa coisa chata feita de erros e escolhas, onde se ri e se chora. Que às vezes magoa."

leia mais

entretendo

Japão investe em asilos-cassino no estilo Las Vegas para entreter idosos

Para milhões de japoneses da terceira idade, a hora é de adotar os serviços de asilo em estilo Las Vegas –com barulhentas máquinas caça-níqueis, cartas sobre o feltro verde e pilhas de fichas para a mesa de bacará.

continua

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Mensagem de Natal

O anúncio de Natal que está a emocionar o Mundo

"É tempo de voltar a casa" é o título de um anúncio de Natal alemão que está a emocionar o mundo.

... retrata a solidão entre os mais velhos.


Veja o anúncio!


fonte da informação forcaportugal

a despedida

Vídeo emocionante mostra a despedida de um cão e seu melhor amigo


Seja com os animais ou com os humanos, a única certeza da vida é a morte. Sempre chega um dia em que temos de dizer adeus e a dor é inevitável. Após longos anos de amizade e fidelidade, o fotógrafo Ben Moon se despediu de seu melhor amigo, o cão Denali, com uma última aventura juntos, que acabou por se tornar um emocionante tributo registrado em vídeo.


veja em hypeness

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

a Morte em poemas

10 melhores poemas de Da Morte. Odes Mínimas, de Hilda Hilst

“A rigor, a mortalidade é condição e finalidade da poesia, o que não exclui um tipo peculiar de esperança: a de que a poesia possa tornar-se exercício espiritual  que prepara para o fim. A esse respeito, a imagem mais forte que me vem da leitura destas odes é a de uma literatura que se pensa como um bordado de barco nas vestes de um moribundo, isto é, como o desejo de transporte que ajudará a perfazer a viagem de retorno da alma ao pó.” (Alcir Pécora, nas notas do organizador)



continua em notaterapia

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

direito de todos

Testamento vital permite ao paciente decidir que tratamento médico terá

Ainda novo no país, documento lavrado em cartório foi feito por 552 pessoas este ano



Leia mais sobre esse assunto 

bem cuidados

Médicos defendem melhora em cuidados paliativos para fim da vida

Qualidade da morte no país é pior do que a de Uganda e Mongólia, segundo pesquisas


Leia mais sobre esse assunto

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Cuidado Paliativo

Qual é o lugar do Cuidado Paliativo no sistema de saúde?

Uma definição de cuidados paliativos estabelecida, em 2002, pela Organização Mundial da Saúde, é uma formalização relativamente recente, por que a “filosofia paliativista” tem registros históricos desde a Antiguidade, quando aparece o conceito de “cuidar”, segundo o site da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Desde as primeiras práticas, a trajetória dos cuidados paliativos está relacionada ao alívio do sofrimento humano, mais do que à cura.

A partir da esquerda: Anelise Fonseca, Kylza Estrella,
Filipe Gusman, Lilian Henneman e Patrícia C. Ferreira


Na abertura do evento, o presidente do Conselho Administrativo da ASAP, médico Paulo Marcos Senra Souza, afirmou que “tecnologia e dinheiro” não contribuem para a longevidade, enquanto o uso inteligente e eficiente de recursos, sim, aporta contribuições.

leia mais em Longeva Idade


domingo, 22 de novembro de 2015

uma lição de vida

VOU ASSISTIR MUITAS VEZES ... QUE LIÇÃO ... AOS PRANTOS ...

Posted by Paulo d'Escragnolle on Sábado, 31 de outubro de 2015

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Día de los Muertos


Historia


El Día de Muertos es una celebración mexicana que honra a los ancestros durante el 2 de noviembre, coincidiendo con la celebración católica del Día de los Fieles Difuntos. Aunque se ve primariamente como una festividad mexicana, también se celebra en muchas comunidades de los Estados Unidos donde existe una gran población México-americana, y en una menor medida también se celebra en algunas partes de Latinoamérica.


sábado, 17 de outubro de 2015

medo de envelhecer

Angelina Jolie demonstrou que não tem medo de envelhecer. Capa da revista "Vogue" americana de novembro, a atriz posou ao lado dos filhos e o marido, Brad Pitt, fez declarações sobre o casamento e a retirada das trompas, mamas e do ovário.


Mal posso esperar para chegar aos 50 e saber que consegui"
contou a atriz.

leia mais 
ela e seu pai   Jon Voight

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

férias pra que te quero?

profissionais cedem 350 dias de férias para pai acompanhar tratamento de filha com câncer

Jonathan Dupré, pai da menina, precisava se dedicar quase que exclusivamente ao tratamento da filha, o que consumia tempo em seu trabalho. Com usas férias acabando e o obrigando a se separar da criança, Dupré se viu em uma situação complicada e nada confortável. 

O curioso dessa história é que uma lei francesa, que entrou em vigor em 2014, permite que colegas de trabalho cedam dias de férias para outros colegas caso estes não possam voltar ao trabalho de imediato, desde que ocorra o consentimento do departamento de Recursos Humanos. Desse modo, os colegas de Dupré — que trabalha em uma fábrica de cristais — se reuniram e decidiram doar os seus dias livres para que assim ele pudesse se dedicar exclusivamente ao tratamento.  Ao todo, nada menos que 350 dias de férias foram doados.

notícia em administradores


© Photothèque des Musées de la Ville de Paris - Ph. Ladet
Gravure coloriée éditée par Paul André Basset, prairial an IV (1796)

esperança na criogenia

Pais congelam cérebro de filha na esperança de revivê-la:


A pequena Matheryn Naovaratpong, de apenas dois anos, diagnóstica com uma forma rara de câncer no cérebro, se tornou a mais jovem a ser congelada por criogenia. Seus pais, um casal de engenheiros biomédicos, tomaram a decisão de preservar o cérebro da menina momentos após sua morte.


                         (Foto: Reprodução/Facebook)


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Amigos se despedem de Luiz Carlos Miele

Artistas e pessoas que trabalharam com o produtor musical, ator e diretor Luiz Carlos D'Ugo Miele, comentaram a morte dele na TV e nas redes sociais. Ele foi encontrado morto em sua casa em São Conrado, Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira (14) após sofrer um mal súbito segundo divulgado pelo laudo dos bombeiros.

Miele tinha 77 anos e trabalhou como locutor de rádio em emissoras como Nacional, Excelsior e Tupi. Na televisão, ele passou por várias funções por trás das câmeras, como assistente de direção e diretor de estúdio. Luiz Carlos Miele será homenageado com a exibição de uma entrevista inédita do "Programa do Jô" vai ao ar nesta quarta-feira (14), na Globo.


google

"Miele não falava sobre a morte. Quando um amigo morria, ele até comentava: 'Será que vou morrer logo?'. Ele tinha um certo temor da morte. Nos últimos meses, queria fazer tudo de uma vez, lançar o livro, fazer shows. Dizia: 'Quero tudo ao mesmo tempo porque não tenho tempo para escolher muito'.
 ego.globo


terça-feira, 13 de outubro de 2015

síndrome do encarceramento

A síndrome do encarceramento é uma paralisia dos músculos do corpo que afeta uma pequena parcela das vítimas de AVCs (acidentes vasculares cerebrais) ou de traumas graves no cérebro. Não há tratamento ou cura para a doença, e a recuperação é muito rara.

Clodagh é uma dessas exceções.

continue a leitura


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

morte digna

Após batalha, hospital espanhol concorda em desligar aparelhos de menina
google

Uma menina espanhola de 12 anos e que luta desde bebê contra uma doença rara e neurodegenerativa teve a sonda que a mantém viva retirada pelo hospital onde está internada, depois de uma batalha judicial.

Segundo Estela Ordoñez, mãe de Andrea, a menina teve uma "vida feliz dentro de suas limitações" até que, há quatro meses, sofreu uma trombocitopenia (diminuição das plaquetas no sangue) que a deixou "quase entre a vida e a morte".

 "É algo que não parece vida", acrescentou Estela que, junto com o marido, Antonio Lago, começou uma batalha legal para conseguir uma morte digna para a filha.

"Para nós que somos pais e ficamos 12 anos com ela, dando apoio, (a situação) chegou a um ponto final", disse.

Os pais de Andrea fizeram uma petição para conseguir uma morte digna para a filha e, na segunda-feira, em uma reviravolta no caso, a equipe médica do Complexo Hospitalar Universitário de Santiago, na Galícia, noroeste da Espanha, no qual a menina estava internada, concordou em retirar a sonda de alimentação.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

suicídio assistido

Califórnia reconhece o direito à morte assistida por médicos


O governador diz "ter refletido sobre o que faria diante da própria morte" e decidiu que "não negaria este direito às pessoas". "Não sei o que faria caso estivesse morrendo com uma dor prolongada e lancinante", disse Brown. "Mas estou certo de que seria um conforto poder considerar as opções que estão neste projeto de lei", afirmou.


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Velhice, pra que te quero?

o dia do idoso

Vídeo emocionante lembra a importância dos idosos em nossas vidas

... embora muita gente deixe a data passar em branco, nunca é demais homenagear a sabedoria e experiência de vida que só a idade é capaz de trazer. É por isso que eles acabam ganhando um espaço especial no coração de qualquer filho ou neto coruja.



veja em hypeness.com

Tecnologia e Vida

Paraplégico caminha quatro metros com ajuda de 'leitor' da mente

Um homem com paralisia conseguiu recuperar parte do controle sobre as pernas e caminhar com apoio usando um aparelho que "lê" o cérebro, de acordo com cientistas.

leia em bbc.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

dignidade no fim da vida

Brasil vive uma crise de cuidados voltados para pacientes idosos em situação de dependência

por Joana Duarte
imagem google

trecho
Os paliativistas

A decisão de não interromper os cuidados, mas de “paliar”, para aliviar o sofrimento e principalmente a dor ainda é um conceito muito pouco disseminado no Brasil. Segundo a Associação Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), a maioria dos grupos especializados em cuidados paliativos surgiu por volta do ano 2000, mas a medicina paliativa ainda não é conhecida como uma especialidade. O conhecimento se baseia em iniciativas autodidáticas.

“Muita gente ainda pensa que cuidados paliativos significa suspender toda a terapêutica porque aquela pessoa vai morrer. A ilusão é essa”, diz Goretti, presidente da associação. “Tem gente que ainda chama cuidados paliativos de um tratamento para pessoas fora da possibilidade terapêutica. Mas existe terapêutica para aliviar sintomas, para prevenir agravamento de quadros. Terapêutica não é só medicamento.”

domingo, 20 de setembro de 2015

sobre envelhecer

conheça a página

sábado, 19 de setembro de 2015

em clima de Rock in Rio



There's no time for us
There's no place for us
What is this thing that builds our dreams
Yet slips away from us

Who wants to live forever?
Who wants to live forever?

There's no chance for us
It's all decided for us
This world has only one sweet moment
Set aside for us

Who wants to live forever?
Who wants to live forever?

Who dares to love forever?
When love must die

But touch my tears with your lips
Touch my world with your fingertips
And we can have forever
And we can love forever
Forever is our today
Who wants to live forever?
Who wants to live forever?
Forever is our today

Who waits forever anyway?


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

sugestão de Leitor

De: Allan
Data: 9 de setembro de 2015 14:39:35 BRT
Para: "'Anelise'"
Assunto: RES: RES: Palestra sobre gestão de crônicos e idosos

Dra Anelise,
Na sua lista de filmes (no site do Sequoia), considerando a mesma linha de dramaturgia, acrescentaria os seguintes:

·         Sobre amigos, amor e vinho, http://www.adorocinema.com/filmes/filme-222422/  e


·         Amor, http://www.adorocinema.com/filmes/filme-188067/


Ambos falam sobre a vida, a morte, amigos, o desapegar. E ambos, para variar, são franceses.

Abc!
Allan Cavalcanti

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Rainha longeva

Isabel II diz que jamais aspirou reinar por tanto tempo

A rainha Isabel II declarou esta quarta-feira que nunca aspirou superar o recorde da sua tataravó Vitória no trono britânico, num breve discurso por ocasião da inauguração de uma linha ferroviária na Escócia.

leia mais

"God save our gracious Queen,
Long live our noble Queen,
God save The Queen"!


terça-feira, 8 de setembro de 2015

ser velha?

Nicolleli Sarah
EU ENVELHECI?

Um dia desses uma jovem me perguntou como eu me sentia sobre ser velha. Levei um susto, porque eu não me vejo como uma velha. Ao notar minha reação, a garota ficou embaraçada, mas eu expliquei que era uma pergunta interessante, que pensaria a respeito e depois voltaria a falar com ela. Pensei e concluí: a velhice é um presente. Eu sou agora, provavelmente pela primeira vez na vida, a pessoa que sempre quis ser.
Oh, não meu corpo! Fico incrédula muitas vezes ao me examinar, ver as rugas, a flacidez da pele, os pneus rodeando o meu abdome, através das grossas lentes dos meus óculos, o traseiro rotundo e os seios já caídos. E constantemente examino essa pessoa velha que vive em meu espelho (e que se parece demais com minha mãe), mas não sofro muito com isso.


continua  em facebook

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

música é vida


La música y las emociones, de lo último que se pierde en el cerebro herido por el Alzheimer y otras Demencias. Olvidan...
Posted by Música para "despertar" on Quarta, 11 de fevereiro de 2015

a idade do corpo


Cientistas britânicos afirmam ter desenvolvido uma nova forma de testar se o corpo de uma pessoa está envelhecendo bem ou mal.

leia em Cientistas desenvolvem teste que revela idade 'real' do corpo

domingo, 6 de setembro de 2015

o naufrágio da humanidade


"Humanity washed ashore" - #KiyiyaVuranInsanlik - went viral after a drowned Syrian toddler's photo became a symbol of the refugee crisis sweeping Europe.
Posted by AJ+ on Quarta, 2 de setembro de 2015

AMEM

"As pessoas tem dor por sofrer com amor, sem amor, por amor e perecendo no amor; estamos na era da globalização da indiferença! Por isso, ou se vive com amor ou se vive frustrado. O que as pessoas querem é a nossa humanidade, por que o que mata na vida não é a dor e sim a falta de amor." 

trecho da fantástica palestra de Dom Antônio Augusto Dias Duarte, pediatra, geriatRio 2015
Dra. Anelise Fonseca


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

avó aventureira

Publicitária conta em blog aventura de avó de 90 anos que viaja o mundo

Uma publicitária de Bauru (SP) decidiu contar as aventuras da avó, de 90 anos, em um blog. Isso porque  a aposentada Luiza Pastore não é aquela “vovó” comum que ensina os netos as famosas receitas culinárias ou que fica sentada fazendo tricô. A avó de Priscila Pastore ensina como ter muita disposição e ser feliz. Luiza adora viajar e já “rodou” o mundo.


La muerte, compañera fiel


El pato y la muerte - Wolf Erlbruch La muerte, compañera fiel desde nuestro nacimiento, paciente, tolerante, silenciosa...
Posted by Cuidados al final de la vida on Sábado, 22 de agosto de 2015

sábado, 15 de agosto de 2015

foi notícia

Uma aula sobre como dar notícias ruins a pacientes e familiares Debate
São muitos os relatos sobre enfermeiros e médicos que dão, sem qualquer cuidado e até com frieza, notícias ruins a parentes e pacientes. Para tentar evitar isso, o Hospital Adventista Silvestre, no Cosme Velho, faz amanhã e no dia 20, seu segundo workshop de "Notícias difíceis em cuidados paliativos".
É coordenado pela médica Anelise Fonseca, doutora em Epidemiologia e responsável pelo núcleo de Cuidados Paliativos do HAS, e voltado a profissionais da área de saúde. - Nós vamos utilizar referências da metodologia do Grupo Balint-Paidéia, com discussão de caso clínico e, a metodologia participativa de simulação de casos clínicos - explica a médica.
O II Workshop do Hospital Adventista Silvestre será amanhã e dia 20, das 14h às 18h, na unidade, que fica na Ladeira do Ascurra 274, no Cosme Velho.

sábado, 25 de julho de 2015

um pouco de música

Cuidados paliativos ajudam pacientes terminais


Momento em que muitos pensam que não há mais nada a ser feito, ainda sim pode haver algo a ser realizado em benefício do paciente


Diante do diagnóstico de uma doença grave, muitas dúvidas surgem em relação à possibilidade de cura. Alguns tipos de câncer, doenças neurológicas e degenerativas progressivas e doenças infecciosas, como a Aids, são exemplos de patologias que podem colocar uma vida em risco. Com a evolução da doença e a confirmação de um prognóstico ruim, a pergunta mais frequente é “Quanto tempo eu tenho?”. Momento em que muitos pensam que não há mais nada a ser feito, ainda sim pode haver algo a ser realizado em benefício do paciente: os cuidados paliativos.

continua em Estado de Minas


comentário de leitor da notícia:

Camila Alcantara · Colégio Padrão
O II Simpósio Mineiro de Cuidados Paliativos, organizado pela SOTAMIG, ocorrerá entre os dias 17 a 19 de setembro na AMMG em Belo Horizonte. Esta será uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre o tema e participação das diversas equipes de Cuidados Paliativos já existentes no nosso estado. Mais informações pelo site www.simposiosotamig.com.br
Camila Alcântara- médica da equipe de Cuidados Paliativos HC- UFMG; secretária da SOTAMIG.

domingo, 12 de julho de 2015

embalando a Morte


UMA DAMA NA MORTE

Diretora de funerária conta como foi crescer brincando em caixões

fotografia.folha.uol

Mylena Cooper, diretora do Crematório Vaticano; empresária é a 3ª geração de uma família que começou fabricando caixões com madeira de engradados

leia mais

Saúde ocular


 ... depende de práticas simples

A OMS alerta que 60% dos casos de cegueiras podem ser evitados com ações fáceis

imagem google


Simples hábitos como lavar as mãos, retirar a maquiagem de forma adequada, fazer a limpeza correta das lentes de contato ou usar colírios recomendados por oftalmologistas podem evitar sérias doenças relacionada à saúde dos olhos.

leia mais em  DIARIODAMANHA

terça-feira, 23 de junho de 2015

Alzheimer e amizade

 “Dona Cristina Perdeu a Memória”: um curta sobre Alzheimer e amizade

Para todos aqueles envolvidos no processo de envelhecimento, adoecimento e das relações que acontecem em meio a tudo isso, essa é uma referência interessante. A duração é de apenas 13 minutos (rapidinho de ver!!) e você pode assistir aqui mesmo.


 Assista

a finitude da vida para crianças

Frei Betto escreve para crianças sobre a finitude da vida em "Começo, Meio e Fim"

Renata Arruda 
Comunicadora, escreve sobre livros e música.
trecho:
Em Começo, meio e fim, recém publicado pela editora Rocco, conhecemos a pequena e inocente narradora-personagem que gosta de comparar pessoas a doces e conta como os domingos na casa dos avós são alegres e aconchegantes. Mas um domingo em especial estava diferente.

leia

limitações

Perfil das doenças mudou completamente nos últimos 30 anos

... " o envelhecimento da população fez com que as pessoas se vissem obrigadas a conviver com limitações e sequelas, e apresenta o dado de que menos de 10% de todas as mortes ocorrem subitamente. A maior parte delas acontece de forma lenta e progressiva".

m.cbn.globoradio

sábado, 16 de maio de 2015

“A beleza, no fim”

uma crônica de Marina Colasanti

Esta crônica encontra-se publicada no site da escritora Marina manda lembranças. Recomendamos conhecer o site, relicário de jóias de inestimável valor literário.
trecho:
Ali estava uma cena de museu absolutamente incomum. Diante de um auto retrato de Rembrandt, moldura dourada sobre parede cinzenta, uma mulher cujo rosto não se vê porque voltado para o quadro, olha. Não está de pé. Está deitada em uma maca hospitalar conectada a aparelhos. Quatro assistentes estão com ela. Todos olham o quadro, menos a jovem mulher que controla os aparelhos.
O fotógrafo é Roel Foppen, militar aposentado, acompanhante voluntário da Stichting Ambulance Wens, uma associação holandesa cuja finalidade é a realização de desejos de doentes em fase terminal. De ambulância, a associação leva pessoas próximas à morte para rever algum país, cidade, obra, parente ou amigo que lhe seja especialmente caro e cuja visão queira ter consigo na última viagem." (contioutra.com)


contioutra.com

celebrando



Inspiring: The Oldest Working Nurse In The United States Turns 90 And Still Going! .. She Has Served As A Nurse For Nearly 70 YearsSeeSee Rigney, an operating room nurse at Tacoma General Hospital in Tacoma, WA, celebrates her 90th birthday with her coworkers, and six decades of nursing. She is an inspiration to all! God bless you my friend. We love you and can only hope to have half of the energy you have at your age. Video Credit To Martie SchultzLike My Page Young Paperboyz
Posted by Young Paperboyz on Segunda, 11 de maio de 2015

sobre Eutanásia

Eutanásia pode virar crime no Brasil, com pena de quatro anos de prisão

Novo Código Penal tratará do assunto, tido como homicídio piedoso em outros países


Pela primeira vez a legislação tratará, claramente, da eutanásia no Brasil como crime, e prevê, inclusive, pena de um a quatro anos de prisão para quem o cometer. Embora seja proibida, a prática no atual Código Penal brasileiro, de 1940, não é mencionada, sendo enquadrada nos crimes de homicídio, o que dificulta a compreensão sobre a pena que poderia ser aplicada. Mas isso deve mudar se o novo Código Penal for aprovado. Nele, há um parágrafo dedicado exclusivamente à eutanásia no Brasil prevendo pena para quem “matar, por piedade ou compaixão, paciente em estado terminal, imputável e maior, a seu pedido, para abreviar-lhe sofrimento físico insuportável em razão de doença grave”.

continua em brasil.elpais.com

iPad para idosos no Japão

Apple e IBM modificarão iPads para auxiliar idosos no Japão

Há oito meses, as empresas Apple e IBM anunciaram uma parceria com o principal intuito de desenvolver aplicativos para mudar o mercado empresarial de dispositivos móveis. Em recente postagem, a companhia da Maçã divulgou o seu próximo passo para mostrar que essa união continua rendendo frutos e mostrou uma iniciativa que promete facilitar a vida de muitos idosos residentes no Japão.

leia mais em tecmundo

A Morte em Animação

sábado, 2 de maio de 2015

enfermeiros também choram

Os enfermeiros também choram

É uma utopia pensar que os enfermeiros são uns seres especiais que possuem um interruptor capaz de desligar a sua corrente emocional incapacitando-os de se envolver, de serem afectados pelas circunstâncias do seu cuidar

leia mais em p3.publico.pt




um pouco de música

FALANDO DO FIM DA VIDA

Como os Médicos Morrem?

"Há alguns dias li um artigo emocionante, escrito pelo médico Ken Murray, da University of Southern California. No texto ele conta a história de um amigo, ortopedista, que alguns anos antes recebeu o diagnóstico de um câncer de pâncreas. Apesar de estar nas mãos de um grande cirurgião, especializado nesse tipo de câncer e extremamente capacitado para conduzir o caso, o ortopedista recusou o tratamento. Foi para sua casa, procurou ficar o máximo de tempo possível com sua família e otimizar sua qualidade de vida através do controle dos sintomas da doença. Alguns meses depois, ele faleceu em casa. Não recebeu quimioterapia, radioterapia ou tratamentos cirúrgicos. Nada."

continua em nofinaldocorredor

terça-feira, 14 de abril de 2015

Morte e Música, um poema

Symphonic poem after A. Boecklin



Arnold Böcklin (16 de outubro de 1827 – 16 de janeiro de 1901) foi um pintor simbolista suíço.

Influenciado pelo romantismo, sua pintura é simbolista com temas mitológicos, sobrepondo-se muitas vezes com os pré-rafaelitas. As fotos retratam figuras mitológicas, fantásticas ao longo de construções de arquitetura clássica (muitas vezes revelando uma obsessão com a morte) criando um mundo estranho, de fantasia.

Böcklin é mais conhecido por seu cinco versões (pintado em 1880-1886) da ilha dos mortos, que em parte evoca o cemitério inglês, Florença, perto de seu estúdio e onde sua filha bebê Maria tinha sido enterrada. Uma versão inicial da pintura foi encomendada por uma senhora Berna, uma viúva que queria uma pintura com uma atmosfera de sonho.
(texto extraído de Wikipedia e traduzido por Bing)

                      Self-portrait  Oil on canvas (1872)






Isle of the Dead ("Die Toteninsel"), acquired by the Gottfried Keller Foundation in 1920.

colírios

para olhos e ouvidos


21 Incredibly Hot Classical Musicians You Need To Know*


Chris Jackson / Getty Images


Carlos Alvarez / Getty Images
tem mais


uma amostra dos virtuosos

o Karma* dos idosos?

No Rest for the Elderly in India**

NEW DELHI, Apr 2 2015 (IPS) - As more and more people in India enter the ‘senior citizen’ category, ugly cracks are beginning to appear in a social structure that claims to value the institution of family but in reality expresses disdain for the bonds of blood.


Recent research by HelpAge India, a leading charity dedicated to the care of seniors, reveals that every second elderly person in India – defined as someone above 60 years of age – suffers abuse within their own family, a malaise that has been found to infect all social strata and all regions of the country.

India is currently home to over 100 million elderly people. Credit: Neeta Lal/IPS


tradução

Nova Deli, de 2 de abril de 2015 (IPS) - como mais e mais pessoas na Índia entram na categoria de 'cidadão sênior', feias rachaduras começam a aparecer em uma estrutura social que pretende valorizar a instituição da família, mas na realidade expressa desdém para os laços de sangue.


A pesquisa recente pelo HelpAge India, uma instituição de caridade líder dedicada aos cuidados dos idosos, revela que cada pessoa idosa segunda na Índia – definida como alguém acima de 60 anos de idade – sofre abuso dentro de sua própria família, um mal-estar que foi encontrado para infectar todos os estratos sociais e todas as regiões do país. (Bing Tradutor online)


*O que é Karma:
Karma ou carma significa ação, em sânscrito (antiga língua sagrada da Índia) é um termo vindo da religião budista, hinduísta e jainista, adotado posteriormente também pelo espiritismo.
A lei do Karma é aquela lei que ajusta o efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. A lei do Karma é imodificável, e é conhecida em várias religiões como “justiça celestial”.
Em sânscrito, karma significa "ato deliberado". Nas suas origens, a palavra karma significava "força" ou "movimento". Apesar disso, a literatura pós-védica expressa a evolução do termo para "lei" ou "ordem", sendo definida muitas vezes como "lei de conservação da força". Isto significa que cada pessoa receberá o resultado das suas ações. É um mero caso de causa e consequência.
extraído da página significados.com.br

**Não há descanso para os idosos na Índia

preconceito

Eles não queriam sua filha sentada perto deste homem. Mas não imaginavam o que ele havia feito por ela.








****

Entre o Preconceito e a Realidade, Eis o Que Tratam Estas Fotografias

O fotógrafo é Joel Parés, antigo militar norte americano que decidiu dedicar-se à fotografia, é o responsável pela criação desta mais recente obra.

A ideia de Parés era, acima de tudo, contrariar alguns preconceitos instalados na sociedade americana, os rótulos que se definem tendo em conta a etnia, classe social ou preferência sexual.

O que nos mostra o seu mais recente trabalho, é que pessoas habitam por trás destas personagens que se foram instalando, muito longe da realidade que associamos, por exemplo, a um ex-combatente ou a um homossexual. 

"Muitos de nós julgamos de forma incorrecta o outro tendo em conta a sua origem, a sua profissão, e pela sua escolha sexual" disse o fotógrafo. "O propósito desta sessão é fazer com que pensemos duas vezes antes de julgar alguém, mesmo sem querer".


bom senso

Deputados franceses aprovam proibição de modelos extremamente magras

A Assembleia Nacional (câmara baixa) da França aprovou um texto que proíbe empregar modelos extremamente magras, uma medida para lutar contra a anorexia, como parte de um projeto de lei sobre a saúde.

"O exercício de uma atividade de modelo está proibido a qualquer pessoa cujo índice de massa corporal for inferior a níveis definidos pelas autoridades de saúde francesas"
"O exercício de uma atividade de modelo está proibido a qualquer pessoa cujo índice de massa corporal for inferior a níveis definidos pelas autoridades de saúde francesas"

leia sobre


mais

na foto Isabelle Caro, ex-modelo que posou nua para campanha contra a anorexia



Isabele Caro desenvolveu a anorexia aos 13 anos de idade. Em 2006 ela chegou a pesar 25 Kg, com 1,65m de altura, e ficou em coma. No ano seguinte ela se deixou fotografar pelo fotógrafo Oliviero Toscani para uma campanha que tinha o objetivo de alertar sobre as consequências da anorexia.
Morreu em 17 de novembro de 2010.

visibilidade ao que muitos escondem

Jovem pousa nu com o seu saco de colostomia e alerta para cancro do cólon




Will Lanier é um jovem norte-americano de 28 anos e que foi surpreendido quando lhe foi diagnosticado um cancro no cólon.

“Eu pensava que era imune a estas coisas. Eu era personal trainer e nunca pensei que fosse suscetível a esta doença”, afirmou Will sobre o diagnóstico.

Quando começou os tratamentos, o jovem foi novamente surpreendido ao descobrir que a taxa de incidência deste tipo de cancro aumenta consideravelmente entre jovens com idades entre os 20 e os 34 anos.


continua

vitalidade

Fashion Week de Chine : un mannequin de 79 ans fait le buzz*




*Semana de moda na China: um modelo de 79 anos causou burburinho

leia mais

sexta-feira, 3 de abril de 2015

morte solitária



Japão enfrenta o risco de aumento de casos de morte solitária: 5 milhões de idosos vivem sós no país :( http://bit.ly/1ajSk5CImagens: Reuters.
Posted by UOL Notícias on Quarta, 1 de abril de 2015

"Sobre Morrer"

Somos assim quando morremos

Antes de dar início ao projecto "About Dying" ("Sobre Morrer"), a fotógrafa dinamarquesa Cathrine Ertmann não sabia como iria reagir à primeira visão de um morto. Aos 31 anos nunca tinha visto um cadáver e questionava-se: sentir-se-ia assustada ou chocada? Veria uma imagem que nunca mais poderia esquecer ou retirar? "A morte está cheia de tabus", disse ao P3. "É estranho como tudo o que acontece após a morte fica escondido. Eu acredito que relacionarmo-nos com a morte, pensarmos sobre ela e aceitá-la nos pode tornar mais focados naquilo que realmente importa enquanto estamos vivos." Com esta série, Cathrine pretendia dar às pessoas "um vislumbre de um mundo que é muito triste, mas também muito bonito e natural." A fotógrafa mergulhou em profundidade no mundo da morte: visitou morgues, agências funerárias e os seus 'salões de estética", locais de culto e locais de luto, crematórios, cemitérios, etc. Nas morgues, o mais difícil foi ver chegar gente jovem e o contacto com corpos em estado avançado de decomposição — essas experiências incitavam pensamentos sobre a sua própria mortalidade e na daqueles que ama. "Lembro-me de sair da morgue, um dia, e olhar para as pessoas na rua, algumas a caminhar, algumas a correr e de me sentir deslumbrada ao ver como eram capazes de mexer os seus corpos, falar, rir, tudo!"

veja fotos em p3.publico.pt

"Mas a morte acaba por chegar"

Portugal vive dia de luto por morte do cineasta Manoel de Oliveira


Portugal viveu um dia de luto nesta quinta-feira pela morte do cineasta mais famoso do país, Manoel de Oliveira. Ele morreu aos 106 anos na cidade do Porto. (...) A morte do mais velho diretor de cinema em atividade provocou reações no país, que perdeu uma de suas principais referências culturais dos últimos 50 anos.
Manoel de Oliveira posa durante sessão de fotos para o lançamento de 'O estranho caso de Angelica' em Cannes, em maio de 2010 (Foto: Eric Gaillard/Reuters)

"Todos meus filmes mostram que, de fato, todos os homens entram em agonia no momento no qual chegam ao mundo - disse em entrevista na década dos anos 90 -. Sou um grande lutador contra a morte (...) Mas a morte acaba por chegar".

G1.globo

colaborando com a Natureza

Mulher sueca torna-se na primeira do mundo a dar à luz com um útero transplantado

Até há muito pouco tempo, mulheres que nascessem sem útero, com alguma má formação ou que o tivessem perdido para doenças como o cancro não tinham qualquer esperança de dar à luz uma criança.


Essa situação já não se verifica, pois uma mulher sueca, de 36 anos, tornou-se na primeira mulher do mundo a dar à luz com um útero transplantado. A mulher nasceu sem útero e fazia parte de um programa de teste que inclui mais seis mulheres, tendo todas elas recebido um transplante uterino. Depois do transplante, as mulheres realizaram um tratamento de fertilização in vitro e nove meses depois nasceu um menino saudável.

chiadomagazine





longeva

Mulher mais velha do mundo morreu aos 117 anos no Japão

01/04/2015
A pessoa mais velha do mundo, a japonesa Misao Okawa, morreu esta segunda-feira aos 117 anos por causas naturais.


Desde fevereiro de 2013, Okawa era reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo "Guinness Book of Records", e desde agosto desse mesmo ano como a pessoa mais velha viva.

Okawa nasceu a 5 de março de 1898 em Osaka  (...) Os seus segredos para a longevidade eram viver sem "stress", dormir pelo menos oito horas diárias e comer o que gostava e de forma abundante, explicou em várias ocasiões à imprensa japonesa.

A japonesa celebrou o seu último aniversário no lar onde residia, junto da família, incluindo o filho mais velho Hiroshi, de 92 anos, e um bisneto de dois anos.

O Japão é também o país de origem do homem mais velho do mundo, Sakari Momoi, de 112 anos.

Segredo médico


Segredo médico é debatido na Alemanha após tragédia aérea

A Alemanha tem debatido uma flexibilização do segredo médico para os empregos considerados de risco, após as revelações e rumores sobre o estado de saúde do copiloto da Germanwings.


terça-feira, 31 de março de 2015

a arte imita a vida

life is too short.Must watch.

Posted by Malik Tajamul Hayat Khan on Terça, 9 de dezembro de 2014

vítimas da violência e da intolerância


 "Você sabe que há pessoas que foram desalojadas nos campos. Faz mais sentido ver o que elas sofreram através das crianças e não dos adultos. São as crianças que refletem os sentimentos com a inocência que têm". Osman Sağırlı, o fotógrafo turco autor da foto de 2014.

"A criança é uma menina, Hudea, de 4 anos. A imagem foi tirada no campo de refugiados de Atmeh na Síria, em dezembro do ano passado. Hudea viajou ao campo - a cerca de 10 km da fronteira turca - com a mãe e dois irmãos, a 150 km da cidade deles, Hama". (G1)

A imagem é a prova de que crianças de cinco anos já entendem como funcionam as armas e sabem como reagir para pedir socorro ou paz diante de um rifle.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que cerca de 14 milhões de crianças são afetadas pelos conflitos na síria.(noticias.r7)

perseverar

Nonagenárias casam-se depois de 72 anos de namoro

As duas mulheres conheceram-se quando estudavam no Iowa State Teachers College e desde então que têm sido inseparáveis, vivendo como um casal dentro de casa, mas vistas apenas como amigas nas ruas da cidade, pois as relações entre pessoas do mesmo sexo não eram bem vistas pelas pessoas do Iowa.


Depois de muitos anos de espera, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado no estado onde vivem e Alice e Vivian aproveitaram para oficializar a sua relação de 72 anos, casando-se na First Christian Church, na cidade de Davenport.





quinta-feira, 26 de março de 2015

o mais antigo caso de câncer de mama já registrado

Ossada de 4 mil anos é o caso mais antigo de câncer de mama já achado

imagem midiacon


Restos mortais de mulher encontrados no Egito mostram efeito da doença.
Fato indica que enfermidade já existia nos períodos mais antigos.

Autoridades do Egito divulgaram a descoberta do mais antigo caso de câncer de mama já registrado, encontrado nos restos mortais de uma mulher que viveu próximo do ano 2.200 a.C.