sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Aznavour: uma voz solidária

France's beloved balladeer, after 70 years of exporting nostalgia and Gallic charm, now advocates for Iraqi refugees.
Agnes Poirier

The French chanteur is a phenomenon in many more ways than one, writes Poirier [AFP]
Charles Aznavour, France's male answer to Edith Piaf, has been travelling the world since the beginning of the year for presumably his last farewell tour. After Tel Aviv, Yerevan, Rome, Barcelona, Berlin, London, Warsaw, Montreal, Los Angeles, and New York's Madison Square Garden only last week, Aznavour will perform next week in Moscow, followed closely by Geneva and Antwerp.

At 90, the French chanteur is a phenomenon in many more ways than one. His longevity, of course, is prodigious, but what he represents is probably even more impressive. A permanent delegate of Armenia (his parents' country) to UNESCO, and Armenia's ambassador to Switzerland where he lives, Aznavour is also a diplomat and a humanist whose career in films, songs, and song-writing has spanned more than 70 years.

texto completo em aljazeera.com


tweet: mais que 140 caracteres

Com apenas um tweet, jovem consegue que seu plano de saúde cubra seu tratamento

Perto de oficializar sua falência financeira, um doutorando da Universidade Estadual do Arizona, Estados Unidos, diagnosticado com câncer de cólon, utilizou todo o dinheiro que tinha armazenado para tratar a doença. E depois de perceber que não tinha mais nada a perder, ele decidiu entrar em contato com o CEO do seu plano de saúde via Twitter, pedindo ajuda para continuar seu tratamento.
Arijit Guha, 31 anos, não esperava por nenhuma resposta, mas Mark T. Bertolini, CEO da Aetna, ouviu seu pedido e concordou em arcar com todas as despesas, "até o último centavo", do tratamento e das medicações que o paciente necessitar.



Matéria completa: canaltech.com.br

O Amor Não Tem Idade

 e Aqui Está a Prova

Muitas vezes questionamos como consegue um casal aguentar 50 ou 60 anos de casamento. 

Cada vez são mais raros os que atingem esta marca, mas a resposta para qual o segredo da relação é quase sempre o mesmo; muito amor, respeito e agradecimento mútuo pelos bons e maus momentos passados.

Estes casais foram apanhados de forma completamente desprevenida e as fotografias rapidamente se tornaram virais. É que não encontramos muitas vezes um casal de idosos a mostrar carinho em público, que ainda tenha vontade de passear de mão dada, comprar postais ou abraçar-se na rua.

Pois bem, as imagens são uma lufada de ar fresco para todos aqueles que não resistem em soltar um "ohhhh" quando um casal idoso tem este tipo de comportamento. São um sinal de esperança e provas de que o verdadeiro amor, o afecto e o carinho não têm mesmo idade.

google


fotos em chiado magazine

protesto

Tetraplégico faz 180 km em protesto 

Eduardo Jorge, tetraplégico, está em
protesto para cobrar uma promessa que o secretário de Estao da Solidariedade fez em outubro de 2012.
De cadeira de rodas, o homem realiza a partir desta terça-feira uma viagem de cadeira de rodas, entre Abrantes e Lisboa, num total de 180 quilómetros. 

O governante comprometeu-se a dar início ao processo legislativo da Vida Independente para pessoas com deficiência, mas desde então "nada foi feito".

imagem google


Vídeo em: cmtv.sapo.pt/atualidade

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

viajar é viver

Dizem que você não deve tomar nenhuma decisão importante na vida num momento de tristeza pela mesma razão que você não deve ir a um supermercado com fome. Em ambas as situações, quem acabará decidindo seus próximos passos não será você de verdade. No caso da tristeza, quem assumirá o controle será o seu coração despedaçado; já no do supermercado, o estômago esfomeado. Partindo desse pressuposto, entende-se que as melhores decisões da vida serão tomadas quando você estiver feliz e de barriga cheia, certo? Certo? Será mesmo? Ou será essa mais uma filosofia de botequim? Bom, sendo ou não, foi exatamente isso que aconteceu com a gente, e esta é a história que vim contar para vocês!



Nós não estávamos infelizes nem famintos. Muito pelo contrário. Estávamos mais do que satisfeitos. Família unida, amigos incríveis, empregos dos sonhos! Sabe aquela fase em que tudo corre maravilhosamente bem? Aquele momento na vida em que você é capaz de deitar a cabeça no travesseiro, suspirar fundo e repetir mentalmente “obrigada, obrigada, obrigada”? Pois então… Prazer, nós somos a Thelma e o Tadeu e essa era a nossa vida.

Ao invés do clássico “nascer, crescer, reproduzir e morrer”, nós decretamos que o verbo viajar entraria nesse balaio, no sentido mais abrangente da palavra. Afastamos então os móveis da sala, abrimos um mapa-múndi daqueles bem grandes no chão e fomos circulando todos os lugares que gostaríamos de conhecer.

continua 

Nômades Digitais hypeness

despedida

Mãe com câncer de mama se despede do filho em uma última dança

foto do google

vídeo tvuol

oportunidades desiguais

Monopólio da velhice

Diferença na expectativa de vida de ricos e pobres deve aumentar ainda mais nos próximos anos

Dinheiro pode até não comprar felicidade, mas pelo menos garante mais alguns aninhos de vida. Hoje, norte-americanos ricos vivem, em média, 12 anos a mais que os pobres. E tudo indica que essa diferença continuará crescendo daqui para frente. Homens brancos sem diploma de ensino médio já vivem agora três anos a menos do que homens na mesma condição viviam 18 anos atrás. Entre as mulheres sem diploma, a diferença é ainda maior: hoje, elas vivem cinco anos a menos do que em gerações anteriores.

GOLPE DO BAÚ: DESCOBERTAS DA MEDICINA BENEFICIAM APENAS OS MAIS RICOS (FOTO: GETTY IMAGES)


leia mais revista galileu

vovozinha se exercita




segunda-feira, 22 de setembro de 2014

o adeus do amigo

Idosa de 102 anos morre e cão adotado acompanha todo o velório; ela ajudava na recuperação de presos.

Dona Maria Ribeiro dedicou mais de 70 anos de sua vida para ajudar os detentos do regime semiaberto em Porto Alegre

foto do facebook

O cão de estimação de dona Maria, Milke não desgrudou do caixão até o fim da cerimônia. Com um ar triste o cachorro, que foi adotado pela idosa, ficou deitado o tempo todo ao seu lado.



Dona Maria criou Milke desde quando ele era um filhote, os ex-detentos, que recebiam a ajuda da idosa, garantiram que o bichinho será cuidado.

 notícia em opovo

Esta senhora foi tema de uma postagem neste blog no domingo, 21 de setembro de 2014, sob o título: "Presos tomam conta de mulher de 102 anos".

domingo, 21 de setembro de 2014

21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer


A ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer realiza uma programação específica para divulgar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, 21 de setembro, em todo o País, data instituída pela ADI (Alzheimer's Disease International), entidade internacional que congrega mais de 75 Associações de Alzheimer no mundo. Para a ABRAz, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer é uma oportunidade para sensibilizar a população em geral, entidades públicas e privadas de saúde, bem como os profissionais da área para essa doença que acomete mais de 1,2 milhão de brasileiros.

A ABRAz está no Parque Ibirapuera com profissionais da área de saúde e dezenas de voluntários para atender ao público e orientar sobre a doença. A frase: “Alzheimer: quanto antes souber, mais tempo você terá para lembrar” está sendo utilizada pela ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer em suas ações e, durante o mês de setembro, para a conscientização da doença.

** *** **

Saiba mais sobre a doença que afeta cerca de 35,6 milhões de idosos em todo o mundo

A memória vai enfraquecendo e o raciocínio já não é mais o mesmo. Fatores que para muita gente são características normais do envelhecimento, são também os sintomas iniciais de uma das doenças mais comuns entre idosos do mundo todo: o Alzheimer. Estima-se que cerca de 35,6 milhões de idosos sofrem com o mal em todo o mundo, 1,2 milhão apenas no Brasil.

O Mal de Alzheimer ocorre em aproximadamente 50% a 60% dos casos de demência entre idosos. O brasileiro com Alzheimer leva mais de três anos para obter o diagnóstico, já que os sintomas como perda de memória, dificuldade de raciocínio e desorientação são geralmente associados ao processo de envelhecimento. Outros sintomas incluem mudança de personalidade e da capacidade de julgamento.

texto completo

*** ** ***
Rita pôs o design ao serviço dos doentes com Alzheimer

Inspirada pelos avós, ambos doentes com Alzheimer, Rita Maldonado Branco dedicou a sua tese de mestrado em Londres à doença. No doutoramento que agora iniciou quer trabalhar outras ferramentas que sirvam mais doentes e famílias
Texto de Mariana Correia Pinto

Depois de seis horas de viagem, já perto do Algarve, onde todos os anos passavam uma semana de férias, o avô Vasco Branco perguntou: “Então quando é que voltamos para Aveiro? Já são horas de jantar.” Mais de uma década volvida, Rita Maldonado Branco, a neta, continua a lembrar-se perfeitamente deste episódio. Naquele momento, a família tinha já o alerta ligado: talvez as falhas de memória não fossem apenas coisa normal de quem tinha, naturalmente, uma “memória selectiva”.

O Alzheimer entrou na vida de Rita assim: apoderando-se paulatinamente da memória do avô paterno, mais tarde também da avó materna. Um dia, ainda adolescente, viu-se em busca de informação sobre a doença: “Dei por mim a tentar perceber o que era esta doença, como é que afectava as pessoas, o que acontecia para que o meu avô estivesse assim.”




RRS_rita_branco_alzheimer-3

Como seria um livro se tivesse perda de memória? Renato Cruz Santos

Carta de um portador de Alzheimer ao seu cuidador

vídeo

invenção de neto

Com Apenas 15 Anos Inventou Um Aparelho Que Vai Ajudar Quem Sofre de Alzheimer

Kenneth Shinozuka,  de 15 anos, norte-americano, tem um avô que sofre da terrível doença de Alzheimer.

Tal como muitas dessas pessoas, tem a tendência de se levantar durante a noite, um pouco confuso, caminhado pelo escuro e arriscando ter um grave acidente. Em muitas dessas situações, a sua vida foi colocada em risco sem que ninguém pudesse ser alertado.

chiadomagazine


leia

cuidados paliativos worshop


morar sozinho não é sinônimo de solidão

Número de idosos que moram sozinhos cresce cada vez mais

Hoje eles já são 155 mil."Nos EUA, 28% das pessoas moram sós; em Manhattan, já são 50%. Em Estocolmo, na Suécia, 60%. É uma tendência irreversível", diz o urbanista Anderson Kazuo Nakano.Mas morar sozinho não é sinônimo de solidão, diz Mirela Camargos, autora de um estudo demográfico sobre a terceira idade na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

leia mais

*** *** ***



sobre Cuidados Paliativos

When It’s the Doctor Who Can’t Let Go
By THERESA BROWN

Sanya Kantarovsky

um trecho:

"Palliative care itself suffers from an identity problem, in that many people equate palliation with hospice — i.e., end of life. This mistaken association can make a palliative care consultation feel like a death sentence to even the most open-minded clinicians, patients and family members. Striving for a cure is historically seen as a unique pathway that restores health; easing suffering is a separate, non-curative path that ends with the patient dying."

texto completo 

Presos tomam conta de mulher de 102 anos

Maria Ribeiro da Silva Tavares deixou o pai de cabelo em pé quando decidiu gastar toda a herança de viúva para levar presos de alta periculosidade para viver em sua própria casa, ao lado do filho pequeno.

Maria já trabalhava como voluntária no Presídio Central de Porto Alegre, quando perdeu o marido. Em 1936, aos 24 anos de idade, conseguiu convencer a direção do local a dar abrigo a 36 presos.

copiado do facebook

...
“Não existem criaturas irrecuperáveis, mas métodos inadequados”.
 É assim que Maria iniciou seu trabalho de conclusão de curso de Serviço Social pela PUC-RS. Publicado originalmente em 1948, a pesquisa sobre o sistema carcerário foi republicada em 2013 pela Ajuris (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul), em um seminário em sua homenagem.

vitalidade




uma carta

Antonin Artaud: Carta aos Médicos-chefes dos Manicômios (1925)

Trad.: Cláudio Willer

Senhores,

continua


Antoine Marie Joseph Artaud, conhecido como Antonin Artaud (Marselha, 4 de setembro de 1896 — Paris em 4 de março de 1948) foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês de aspirações anarquistas. Ligado fortemente ao surrealismo, foi expulso do movimento por ser contrário a filiação ao partido comunista. Sua obra O Teatro e seu Duplo é um dos principais escritos sobre a arte do teatro no século XX, referência de grandes diretores como Peter Brook, Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. Seus restos mortais se encontram no Cimetiere de Marseille, França.

(wikipédia)

repartir




'Tarzan' morre aos 80 anos nos EUA

 o ator Denny Miller morreu aos 80 anos, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O artista era conhecido mundialmente por interpretar Tarzan nos cinemas, em 1959, ele combatia a esclerose lateral amiotrófica (ELA), também chamada de mal de Lou Gehrig.


receita de felicidade

Conheça os hunzas, eternos jovens que desafiam o tempo


...  há também um fator muito importante na conservação dessas pessoas: o nível de estresse de cada um lá é quase zero. Os hunzas são extremamente felizes com a própria vida, têm a qualidade de vida e afazeres prazerosos e se organizam de forma conveniente e prática.

macacovelho.com.br

sábado, 13 de setembro de 2014

gotinhas humorosas








 







sobre a Eutanásia: uma opinião

O direito a escolher a hora da nossa morte
FRANCISCO TEIXEIRA DA MOTA
12/09/2014 
A eutanásia coloca-se quando o sofrimento é tão grande e constante que, entre dois males, a morte é o mal menor.

Sou inequivocamente a favor do direito à eutanásia.

Sem deixar de reconhecer a importância dos cuidados paliativos e sem ignorar os riscos de uma consagração de tal direito sem a devida regulamentação e supervisão, acredito que todos temos direito a pôr termo à nossa própria vida com o apoio de terceiros, em determinadas condições.

Quando o sofrimento se torna insuportável, quando a vida deixa de ter qualquer sentido para além do próprio sofrimento em que se vive, deveria ser possível a qualquer pessoa aceder a um meio digno de acabarmos com a nossa existência. Ninguém quer morrer ou morre por gosto. A questão coloca-se quando o sofrimento é tão grande e constante que, entre dois males, a morte é o mal menor.

A questão da eutanásia foi agora colocada nas primeiras páginas de alguma imprensa, graças a uma queixa apresentada há dias no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) pelo filho de Godelieva De Troyer, uma cidadã belga de 64 anos que morreu em Abril de 2012 graças ao Dr. Wim Distelmans que acedeu ao seu desejo de morrer. Estava a viver um sofrimento insuportável em consequência de uma depressão diagnosticada como incurável. 


 * * *

google

vaidade obsessiva

Supervenus: até onde vai a nossa obsessão pela imagem?
credito


Há algo de assustadoramente real na curta de animação que Frédéric Doazan criou. Supervenus é uma análise, é uma crítica, é um abanão e é, sobretudo, uma pergunta que grita: até onde vai a nossa obsessão pela imagem? Numa curta-metragem de dois minutos e meio, o realizador francês mostra alterações que cirurgias estéticas vão fazendo ao corpo de uma mulher — lipoaspirações, botox, aumento dos seios, rinoplastias e eliminação de qualquer gordura culminam num fim trágico. Desde que se estreou, em 2013, a curta-metragem já foi premiada por diversos festivais e continua agora a sua digressão um pouco por todo o mundo.

veja o vídeo em P3 publico pt

vitalidade

BBC News

At 88 and with metal hips, ballerina Dame Gillian Lynne recreates ballet she performed near WWII battlefields - see how she keeps active 



Tecnologia para o Bem Estar

Google compra fabricante de colher para pessoas com tremor

A Google adquiriu a fabricante de colheres de alta tecnologia Lift Labs. A companhia possui um modelo do utensílio de cozinha que ajuda as pessoas que sofrem de tremores neurodegenerativos a comer, como o Mal de Parkinson.












A aquisição é a mais nova incursão da empresa dos fundadores Larry Page e Sergey Brin no mercado de saúde e biotecnologia.

Lift Labs está se unindo à divisão Google[x], focada em projetos como carros autônomos e drones e que tem um grupo de ciências da vida, disse o Google nesta quarta-feira.


tecnologia terra

bom dia alegria




quarta-feira, 10 de setembro de 2014

drogas ansiolíticas* e Alzheimer



Anxiety Drugs Linked With Alzheimer's
BY MAGGIE FOX


People who use anxiety drugs such as Valium and Xanax long-term may be raising their risk of Alzheimer’s disease, French and Canadian researchers report. They found that elderly people who used drugs called benzodiazepines for three months or longer had a 43 percent to 51 percent higher risk of later developing Alzheimer’s. It’s not clear whether the drugs are causing the Alzheimer’s directly, or if people perhaps use the drugs to treat other symptoms that may be early signs of Alzheimer’s, such as depression or insomnia. But the researchers tried to factor this in as much as possible and still found a higher risk of Alzheimer’s in those who took the drugs long-term.

acompanha vídeo

leia

*Existem medicamentos que têm a propriedade de atuar quase que exclusivamente sobre a ansiedade e tensão. Estas drogas foram chamadas de tranqüilizantes, por tranqüilizar a pessoa estressada, tensa e ansiosa. Atualmente, prefere-se designar estes tipos de medicamentos pelo nome de ansiolíticos, ou seja, que "destroem" (lise) a ansiedade. De fato, este é o principal efeito terapêutico destes medicamentos: diminuir ou abolir a ansiedade das pessoas, sem afetar em demasia as funções psíquicas e motoras. (cebrid.epm.br)

nada se perde, tudo se transforma

Urna funerária sustentável transforma cinzas do corpo em adubo para uma nova árvore

Dizem que para ser eterno todo ser humano precisa fazer três coisas: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. E, se depender da Bios, dar vida a uma nova árvore pode ser a última coisa que você faça. Usando um conceito sustentável, esta inovadora urna funerária permite que as cinzas funcionem como adubo, desenvolvendo a planta.


vitalidade

Eleições na Suécia têm 600 candidatos com mais de 80 anos

Claudia Varejão Wallin
De Estocolmo para a BBC Brasil

"As pernas estão fracas, mas a cabeça funciona muito bem, obrigado", diz Gösta Arvedson. Aos 89 anos, ele é o candidato mais velho das eleições para o Parlamento sueco, no próximo dia 14.
Mas Gösta poderia ser um irmão caçula do candidato mais idoso do pleito sueco em nível local: Lennart Israelsson decidiu, aos 98 anos de idade, se candidatar como vereador em sua cidade.




Nada que surpreenda os suecos, um país onde é relativamente expressiva a participação de octogenários na disputa política. Além dos cinco candidatos com idades entre 83 e 89 anos que disputam uma cadeira no Parlamento, nada menos que 600 octogenários disputam as eleições locais.

o campeão em casa

Schumacher deixa o hospital e vai se tratar em casa

O piloto Michael Schumacher, de 45 anos, deixou o hospital em que estava internado na Suíça desde junho.
Ele continuará sua recuperação das lesões cerebrais sofridas em um acidente de esqui em sua casa, na cidade suíça de Gland.
Segundo sua empresária, Sabine Kehm, Schumacher fez "progressos", mas ainda terá "uma estrada longa e difícil" pela frente.



leia mais

poeta centenário: Nicanor Parra

Nicanor Parra, mestre da antipoesia, chega aos 100 anos

Camila Moraes | São Paulo 
“Durante meio século, a poesia foi o paraíso do tonto solene até que cheguei e me instalei com a minha montanha-russa”, disse sobre sua obra

Emol.com

Ser todas as coisas tocando seus opostos parece ser o segredo de Nicanor Parra para viver tanto. O poeta, matemático e físico chileno, que completa 100 anos neste 5 de setembro, é considerado um mestre da antipoesia e o símbolo de um anti-Chile. Ao sê-lo, revela-se nada mais que um mestre da arte poética e em um conjunto de todas as coisas verdadeiramente chilenas, que se aproximam do calor das pessoas e nada têm a ver com a imagem fria de um país.

um poema:

Poesia Chilena
por Nicanor Parra e Vinicius Lima


LA BATALLA CAMPAL

la cosa comienza con un
DESFILE NOCTURNO DE ENERGÚMENOS
por el centro de la ciudad:

¡muerte sí!
¡funerales nó!

¡muerte sí!
¡funerales nó!

¡muerte sí!
¡funerales nó!


"segredos genéticos"

Cientistas descobrem "segredos genéticos" para uma vida mais longa

Existe receita para a longevidade? Aparentemente sim

Viver de maneira saudável em um ambiente agradável, obviamente, aumenta sua qualidade de vida. Mas novos estudos apontam que o papel da genética pode ser muito importante na missão longevidade.

Publicado na Aging Cell, a pesquisa mostra que – apesar de contar no máximo em 30% - a genética de sua família é essencial para ganhar uns aninhos a mais. Estudos antigos já diziam que os genes APOE e FOXO3A – responsáveis por levar o colesterol e a insulina ao corpo – poderiam se associar à longevidade, porém nada havia sido oficialmente confirmado. Então que cientistas do Centro de Pesquisa Nacional do Câncer da Espanha decidiram correr atrás dessa ideia.


O chamado AMPK estimula um mecanismo das células que descarta materiais envelhecidos

google
AMPK 
tritolonen.fi



sobre criogenia

À espera do futuro: pioneiro do Bitcoin é imortalizado por criogenia

ecnologia erroneamente chamada de criogenia (entenda mais aqui) esteve presente em uma série de filmes e seriados, e provavelmente já deve ter despertado a curiosidade de muita gente. A técnica, que consiste em preservar corpos humanos em temperaturas baixíssimas na esperança de poder revivê-los no futuro, acaba de deixar o campo da ficção e se tornar uma realidade.

Quem aderiu a ela foi Hal Finney, vítima da ALS (amyotrophic lateral sclerosis ou esclerose lateral amiotrófica), doença que ganhou notoriedade por causa do Ice Bucket Challenge. Finney é bastante conhecido por ser o pioneiro na adoção do Bitcoin, moeda que, inclusive, foi utilizada para pagar os custos de todo o processo.



com outros olhos

Um prodígio do jazz, de apenas nove anos de idade, está conquistando fãs em toda a América Latina.
 José André Montaño em La Paz | Foto: BBC


José já tinha uma banda de jazz aos cinco anos
O garoto boliviano José André Montaño é cego, mas aprendeu a tocar bateria e piano aos quatro anos.
Aos cinco anos, ele formou um trio de jazz e já se apresentou em todo o país, além de Brasil e Peru.
Durante o Festival Internacional de Jazz de La Paz, ele conquistou também colegas músicos, que elogiam seu talento para o improviso.


grátis






sábado, 6 de setembro de 2014

vitalidade: Academia da Terceira Idade na China







uma história de amor

convite para workshop


Nico Nicolaiewsky: quando a Morte entra em cena

Nico Nicolaiewsky 

músico, compositor e humorista brasileiro, faleceu em 7 de fevereiro de 2014

Às vésperas de comemorar 30 anos do espetáculo Tangos & Tragédias, Nico recebe o diagnóstico de leucemia mieloide aguda (LMA)* e é internado às pressas, no dia 23 de janeiro, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O tratamento, no entanto, não é suficiente para retardar o avanço da doença e ele vem a falecer na madrugada do dia 7 de fevereiro de 2014, aos 56 anos.

Seu velório foi realizado no Teatro São Pedro, lugar simbólico na vida do músico: desde 1987, o musical Tangos & Tragédias era apresentado todo Verão no local, com ingressos sempre esgotados .
Ao recordar um show do Musical Saracura que havia assistido, o jornalista e crítico de arte gaúcho Renato Mendonça descreveu as qualidades que iriam permear a obra de Nico Nicolaiewsky:
"O quarteto entrou em cena contido e silencioso, perfilou-se em frente ao palco e cantou à capela (sem acompanhamento musical) uma canção quase desconhecida. E calou o público. E incendiou o público por dentro. A lembrança serve para evocar aquelas que considero as qualidades fundamentais de Nico Nicolaiewsky: o poder e a coragem de surpreender, a determinação de indeterminar quaisquer fronteiras artísticas."
wikipédia

* O que é Leucemia mieloide aguda?
A leucemia mieloide aguda (LMA) é um câncer que começa dentro da medula óssea, tecido mole que fica dentro dos ossos e ajuda a formar células sanguíneas. O câncer se desenvolve nas células que, normalmente, formariam glóbulos brancos.
(...) As pessoas com esse tipo de câncer têm células anormais dentro da medula óssea. Essas células crescem muito rapidamente e substituem as células sanguíneas saudáveis. A medula óssea, que ajuda o corpo a combater infecções, para de funcionar corretamente. As pessoas com LMA se tornam mais propensas a infecções e têm maior risco de hemorragia à medida que o número de células saudáveis diminui.
fonte: minhavida

 ***

Selecionei peças do seu repertório para divulgar os temas que permearam sua carreira

(atentem para as letras)




cante junto

Só Cai Quem Voa
Nico Nicolaiewsky

Se você tiver paciência e persistência você vai encontrar
uma estrela nua brilhando no céu
Essa estrela é sua, essa estrela espera é só você buscar
dançando e cantando prá subir
Se você fizer um cursinho de piloto você vai voar
voar pelo céu até cair

Pois só cai quem voa, só quem tira os pés do chão
Pois só cai quem voa, só quem tira os pés do chão
Só quem deixa a vida carregar a gente
Prá onde quer que seja

só quem voa ... só quem voa.

***




***



***



***



***

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

um pouco de arte e sensibilidade




algumas palavras recebidas

Anelise,
Inicialmente meu agradecimento fervoroso por jogar no time de minha saude.
Como dito no texto,  " enquanto lua estar sol, aos brilhos"  é mais ou menos ser médica competente e amiga agradavel. Gentileza te encapuça e emoldura.
Com gente a gente tem que, pelo menos tentar, ser abrangente. Voce é assim.

TEXTO FINAL NA ÍNTEGRA.

Pela própria natureza, gigante. Um  pincel peralta em  alma e cores.
Grandioso em átomos e alma, em cor e em suas clouds . Sombras, sobram
Luz em delicadeza de claros  instantes, assombram
A profanidade de pensamentos e ideias, poeticamnte grafadas
Aprazivel como os nossos amados, Os ravissantes Jorges
Linhas que lembram grandes mestres, acadêmicos
Como as do Bandeira de Mello, com suas ausencias  vivas e visiveis, allegro
Com (n) sequencias de brilho, tanti auguri a tutti
Traços não academicos doses de forte impacto, magavilha
assimilam a firmeza inconteste de Glauber e Pablo, segundo as Palomas - a Amado e a Picasso

Há que discernir os sólidos
Há que definir os liquidos
Há que andar em promiscuidade com seus fantasmas
Há que apreciar os proprios abismos
Há que desregardar normas marias e marias do socorro      Isso é lá nome ??hehehe
Há que desprezar as normas "não-artistas" vigentes
Há que aplaudir a abnormalidade. 
Há que, sobremaniera, execrar a normalidade. Ela é morna
Há, sobretudo, que ter simplicidade poética no "a ser visto e mostrado",
Tal como Manoel de Barros e Mario Quintana.

Há tambem que usar  a racionalidade da tenência, pois que
Os pinceis dos loucos tem lírios, begonias, sal e meneios, 
also pepper e cheiro de eternidade  

Aplausos sequenciais de todos os nossos sentimentos
cabeça, tronco e membros.  Tudo almado, deliciado. Groovy!!

O onirico sugere enquanto Lua, estar Sol, aos brilhos. 
As cores não têm lado de lá,  e sim fronteira no céu com cara  de alma, 
isso sim, é vivante

Como pretendemos ser e estar.
BEM !!!

"A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos." by Manoel de Barros, o invejavel. Grosse tête.






hábitos alimentares em idosos

Mudanças dos hábitos alimentares em idosos

André Lorenzetti / fevereiro 17, 2014
Intuitivamente, percebemos que com o passar dos anos, ocorrem mudanças nos hábitos alimentares de todos nós, agravados após os 60 ou 70 anos de idade. Conversamos com a Fabíola Giannattasio Martin, nutricionista especialista em gerontologia e mestranda em cardiologia pela Unifesp / Escola Paulista de Medicina para entender melhor o assunto.

Fabíola comentou que a primeira alteração percebida é em relação aos sentidos. Ocorre uma perda natural na acuidade


texto integral em viverlongevidade


leitura recomendada


Auto retratos de um paciente com Alzheimer

Artist With Alzheimer’s Drew Self Portraits For 5 Years Until He Could Barely Remember His Own Face

In 1995, U.K.-based artist William Utermohlen was diagnosed with Alzheimer’s disease. This is a difficult diagnosis and disease for anyone, but before his death in 2007, Utermohlen created a heart-wrenching final series of self-portraits over a roughly 5-year period documenting the gradual decay of his mind due to this crippling disease.
An essay by the artist’s widow Patricia explains perfectly exactly why these images are so powerful; “In these pictures we see with heart-breaking intensity William’s efforts to explain his altered self, his fears and his sadness.” It’s hard to say whether the changes in his portraits came about due the loss of his artistic skills or due to changes in his psyche but, in either case, they document the emotional turmoil of an artist watching his mind slip away from him bit by bit.

Auto retratos do artista britânico William Utermohlen oferecem uma visão fascinante embora triste da mente de um paciente com Alzheimer. Utermohlen faleceu em 2007, porem, antes, ele criou esta série comovente de auto-retratos ao longo de um período de 5 anos.

O que os auto-retratos mostram é a decadência gradual de sua mente e os poderosos efeitos incapacitantes que a doença de Alzheimer tem. A viúva do artista, Patricia explica porque essas imagens são tão poderosas: "Nestas fotos podemos ver os esforços de de William para explicar nos retratos seus medos e sua tristeza."

1967

2000

boredpanda

estimulando o nosso cérebro

Como tornar o cérebro mais criativo

Manipule o tempo, medite, tire sonecas: conheça mindhacks para tornar o cérebro mais eficiente

Dizem que a gente sabe pouco sobre o cérebro. Pode ser verdade, mas cada vez mais estudos na área de ciências sociais e psicológicas ensinam coisas que podem ser aplicadas no dia a dia e podem melhorar o desempenho do cérebro nas tarefas cotidianas. Algumas fazem parte do senso comum, outras vão justamente contra ele.

prossiga
revista galileu


o que um cão é capaz de fazer

quando "o amor se torna um instinto"

Remembering 60 years back is hard for anyone, but for Melvyn, who has Alzheimer's, it's been particularly challenging

A polícia encontrou este velho com Alzheimer. Assista o que acontece quando "o amor se torna um instinto"

imagem site viraljuice.com