EVENTOS


"Grandes médicos previnem a doença. Médicos medianos tratam a doença já  instalada. Médicos inexperientes tratam as conseqüências." Huang Dee

* * *


***

Assunto: Inscrições abertas - Curso para cuidadores de idosos (EPSJV/Fiocruz)
Para: 


Prezados colegas, as inscrições para a próxima turma do Curso de Atualização Profissional no Cuidado ao Idoso Dependente estão abertas de  14/07 a 01/08/14. O curso tem carga horária de 200 horas e é gratuito, com aulas as segundas e quartas das 8:00 as 17:00, de setembro a dezembro de 2014.  Para se inscrever, é necessário ter o ensino fundamental completo. Mais informações em anexo e também no link: http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area=CursoEPSJV&Tipo=Continuada&Num=272&AreaTematica=20&Destaques=1 . 

Agradeço pela divulgação entre possíveis interessados. 


atenciosamente,
Daniel Groisman
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 
Fundação Oswaldo Cruz 

http://www.epsjv.fiocruz.br

REALIZADOS


Palestra "Comunicação de más notícias: desenvolvendo habilidades na resolução de conflitos éticos"
Em 23 de agosto  na Clínica Prontobaby 
Público:  estudantes da Liga de Pediatria da Faculdade Souza Marques 
 Fatima Geovanini

 


II Workshop de notícias difíceis
"Foi realizado em abril, com sucesso, o II workshop de noticias difíceis. Estiveram presentes 12 pessoas, em um total de 16 vagas disponíveis, dentre fisioterapeutas, enfermeiras, terapeutas ocupacionais e psicólogos. O uso de filmes, vivência e uma dinâmica de simulação, ao final, a sensação de que mais tempo deveria ser dedicado a esta atividade é unânime pois treinamento constante é o segredo para o aperfeiçoamento nesta área"


* * *

Literatura Infantil é tema de Fatima Geovanini na  XIII Jornada de Psicologia em Cardiologia da SOCERJ em 3 de abril de 2013 - Centro de Convenções Sul América.


* * *

"Literatura Infantil: um convite à reflexão"

Nos dias 16 e 17 de abril, Fatima desenvolveu o trabalho de literatura infantil destinado à equipe pedagógica e de professores da Escola de Educação Infantil Criançartes.
Com o tema "Literatura Infantil: um convite à reflexão sobre o viver nas diferentes etapas da vida" assuntos de difícil manejo tanto para adultos como para crianças, foram abordados, tais como dificuldades de relacionamento, conflitos emocionais, a morte e outras perdas vividas ao longo da vida, entre outros. Através da leitura dos livros infantis selecionados, e em seguida sua discussão, refletiu-se sobre como o adulto lida com tais temas na sociedade atual e seus reflexos na relação e nos ensinamentos transmitidos às crianças. 



***

“Seminário Novas perspectivas na Administração Hospitalar no sec XXI e O desafio do profissional de saúde: da assistência à gestão”.

 “Fatima e Anelise estiveram presentes no Seminário de Inovação do MBA de Gestão Hospitalar da FACC/UFRJ neste mês de maio. Estiveram presentes 35 pessoas entre eles médicos, enfermeiros, fisioterapeutas alem de dentista e advogado. Temas como desafios para o gestor neste sec. XXI, finitude, trabalho em equipe, liderança, cuidados paliativos e comunicação foram trabalhados em 2 dias de evento."


















* * *

Dia 23 de agosto, sexta-feira, o Instituto Sequoia esteve no auditório da Prontobaby apresentando, para a Liga de Estudantes de Pediatria da Faculdade Souza Marques, o tema - Comunicação de Más Notícias: desenvolvendo habilidades na resolução de conflitos éticos. 

É realmente uma oportunidade falar para estudantes ávidos por adquirir novos conhecimentos e já tão cientes das dificuldades que encontrarão, nas questões relacionadas à comunicação, ao longo de toda a trajetória profissional. 

Muito bom poder contribuir para a formação desses estudantes e também  aprender com eles.

Que venham outras possibilidades de discussão junto a outras Ligas de Estudantes de medicina.  Fatima Geovanini


AGENDADOS
           


Estaremos na  Jornada de Psicologia do Hospital Cardoso Fontes, cujo tema deste ano é a questão do luto e das perdas no contexto hospitalar; participaremos de uma Mesa Redonda falando sobre o luto nas diferentes etapas da vida.

Será no dia 4 de setembro, às 9 horas, no Auditório do Hospital Cardoso Fontes, Jacarepaguá;  Rio de Janeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário