sexta-feira, 31 de maio de 2013

Você sabe o que é resiliência?

O termo resiliência surgiu da física e, significa que uma substância mesmo depois de passar por pressão pode voltar ao estado original, como a mola. Não precisa ser muito criativo para entender o seu significado na psicologia e no cotidiano. Poder passar por adversidades e mesmo assim superar e sair com uma lição aprendida. Literalmente é o famoso “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”, isso é resiliência.
Flach considera que para ser resiliente a pessoa tem de ter uma série de características, entre elas: auto-estima, independência, não ter medo de depender de outras pessoas, dar e receber, ter amigos (pelo menos um confidente fiel), disciplina, responsabilidade, reconhecer as suas qualidades, receptividade a novas idéias, disposição para sonhar, senso de humor, empatia, assertividade, concentração, tolerância a sofrimento e esperança. Bastante coisa, não?
Depois de ler tudo isso a impressão que eu tenho é que descrevi Dom Quixote, um louco sonhador e sofredor. Mas ao contrário disso, a pessoa resiliente é ativa e muito realista. Exatamente por estar com os pés no chão aprende as lições com as dificuldades. Não se resume a simplesmente suportar situações difíceis, mas superar. Ser invencível e invulnerável, não se encaixa. É preciso ser atingido pelos problemas e não ter uma barreira contra eles, viver os problemas para sair vitorioso e mais sábio deles.
Apesar de ser um tema novo, algumas pesquisas já começaram a se feitas sobre o tema e a maioria delas constatam que os idosos são muito resilientes, e que talvez essa seja uma característica trabalhada pela própria pessoa ao longo da vida. Isso é uma ótima notícia, pois todos têm a opção de se recriar e se transformar em pessoas resilientes, mesmo que agora você esteja sofrendo com algum problema e ache que não há saída, ou esperança, você pode escolher mudar a sua forma de pensar e aprender muito com essa situação que agora te faz sofrer tanto. Não estou dizendo que é fácil, nem que é rápido, mas que é absolutamente possível.
Não importa muito se você tem ou não todas aquelas características que o autor Flach colocou, mas se você tem vontade de ser assim. É claro que o apoio da família e dos amigos também é muito importante, mas nós podemos cativá-los para ficarem ao nosso lado. Cative, crie, conquiste sua rede social e peça ajuda, mas o mais importante, ajude-se e reconheça suas conquistas.


Para quem ainda assim não entendeu o que significa resiliência esses vídeos dão um exemplo



Nenhum comentário:

Postar um comentário