domingo, 14 de julho de 2013

asilo ou exílio?

"Asilo não é sinônimo de crueldade, mas idoso fica melhor em casa"

Giovanny Gerolla
Do UOL, em São Paulo 13/07/2013


foto UOL
"É preconceito pensar que a vida do idoso no asilo será cruel. As ILPIs –sigla para Instituições de Longa Permanência de Idosos– são uma modalidade de serviço, assim como escolas, creches e hospitais e, de acordo com Ana Amélia Camarano, técnica de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), "há serviços bons e ruins". É preciso saber escolher".


opinião

"Esta reportagem de sábado, 13 de julho de 2013, mostra uma das facetas do processo de envelhecimento da população. Dentre as dificuldades enfrentadas está o local para moradia do idoso, seja ele lúcido e mais comumente o portador de uma demência  Diante de famílias pequenas, das dificuldades nas relações inter geracionais  da escassez de profissionais capacitados tecnicamente para este cuidado e até mesmo de sua renda limitada e de sua família, quais os caminhos alternativos para que o idoso possa permanecer em um ambiente harmonioso, onde se sinta incluído, participativo e acima de tudo, com afeto? 
Como as opções existentes de moradia e quais os elementos que devem estar contidos que possam transformar o sentimento de "menos valia", por vezes comum cuja tendencia é o isolamento, para um sentimento participativo, contribuidor e mais ainda "ativo"? 
Nem sempre há alternativas e não cabe o julgamento das pessoas ao redor por esta ou aquela decisão. Mediante o caminho escolhido, o que deve ser feito alem de revê-lo sistematicamente é ter a certeza que estamos realmente fazendo o melhor, para o idoso e não para a gente".  Anelise Fonseca



Nenhum comentário:

Postar um comentário