terça-feira, 26 de novembro de 2013

Medicina Integrativa


Uma nova abordagem, chamada medicina integrativa, tem conquistado espaço em instituições de pesquisa, hospitais, unidades de saúde e consultórios médicos ao propor transformações nesse cenário fragmentado e nem sempre eficiente. Organizada como movimento dentro de universidades americanas de pesquisa a partir de meados dos anos 1970, uma de suas grandes inovações está numa mudança de paradigma: sai a doença como foco principal da atenção e entra o paciente inteiro - mente, corpo e espírito - no centro do cuidado. Parece simples, mas é um deslocamento gigantesco que modifica toda a prática médica, numa reação em cascata: o paciente é visto como agente responsável por sua melhora, a consulta inclui uma atenção diferenciada, a relação médico-paciente se fortalece, a escolha de terapias se expande. Até mesmo o conceito da cura é ampliado, deixando de ser entendido apenas como ausência de doença, o que é bastante comum hoje em dia, para ser visto como o restabelecimento do bem-estar físico, mental e social - definição, aliás, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outra mudança importante da medicina integrativa é a ênfase na capacidade inata de recuperação do nosso organismo. Em outras palavras, isso significa dizer que somos capazes de participar ativamente do nosso processo de cura, apesar de não sermos educados para saber disso. A cura não vem de fora, mas de dentro - remédios, tratamentos e cirurgias são necessários para auxiliar e acelerar essa recuperação, mas não são tudo nem podem fazer todo o trabalho sozinhos. Condicionados como estamos ao modo racional e descartiano de pensamento, que primeiro divide em partes para depois tentar compreender e racionalizar, temos mais dificuldade do que uma criança em entender as capacidades de recuperação do corpo - um garoto de 10 anos ao observar um machucado se cicatrizando entende melhor o conceito do que muitos adultos. É uma mudança de entendimento. Por exemplo, ao se recuperar de uma pneumonia após ingerir antibióticos, qualquer pessoa pensaria que foram os remédios que curaram o paciente. A medicina integrativa entenderia que o sistema imune do paciente auxiliado pela redução de bactérias devido ao uso de antibióticos foi quem permitiu a cura. Parecido, mas totalmente diferente.
Dentro desse pensamento integrado, as opções de tratamento disponíveis realmente se ampliam, e a dicotomia entre ocidental e oriental perde o sentido. É como um leque que fica maior: existe todo o rol do qual a medicina tradicional dispõe, mas também as modalidades complementares que tenham evidências científicas de sua segurança e eficácia. Essa parte é muito importante já que pacientes fazem uso de práticas não tradicionais sem avisar seu médico, num sinal de que algo está faltando para elas e num indício de que possam estar mais se prejudicando do que ajudando ao não receberem orientação adequada para isso. Pesquisa feita nos Estados Unidos em 1993 mostrou que 1 em cada 3 pacientes fazia uso de alguma terapia complementar sem contar ao médico responsável pelo seu tratamento.
Na definição do Consortium of Academic Heath Centers for Integrative Medicine, "a medicina integrativa é a prática que reafirma a importância da relação entre médico e paciente, com foco na pessoa como um todo, embasada em evidências, e que usa de todas as abordagens terapêuticas apropriadas para alcançar saúde e cura". Andrew Weil, um dos pioneiros da medicina integrativa, explica o caminho desse conceito associando-o ao da boa medicina, identificada como ele como aquela que utiliza todos os tipos de terapias consagradas cientificamente, sejam oriundas da medicina convencional ou de sistemas médicos não tradicionais, para prevenir e tratar doenças, e promover o bem-estar do paciente. Weil ressalta também a importância dessa abordagem, mostrando que ela acontece em duas dimensões - uma que expande o rol de escolhas terapêuticas e outra que reintegra mente, corpo e coração, num entendimento de que saúde e doença incluem mais do que apenas o corpo. E novamente, num entendimento de que o bem-estar do paciente precisa estar em primeiro plano.
Em maio de 2006, uma portaria do Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC), normatizando a oferta de tratamentos complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). Pela norma, passaram a ser oferecidos acupuntura, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo. Atualmente, dados do Ministério da Saúde mostram que o SUS faz, em média, 385 mil procedimentos de acupuntura e mais de 300 mil de homeopatia por ano. A oferta desses serviços está disponível em cerca de 1.200 municípios.
Anelise Fonseca

fonte

***

Medicina Interativa • A Cura Pelo Equilíbrio

Em seu primeiro livro, Medicina Integrativa • A cura pelo equilíbrio o médico Paulo de Tarso Lima, reúne informações sobre os tratamentos, a filosofia e os resultados concretos dessa prática.
Pioneiro no mercado editorial brasileiro, o livro mostra que apesar dos fabulosos avanços dos últimos cem anos, a medicina convencional ainda não consegue tratar a doença e, ao mesmo tempo, prevenir seu surgimento. “É para equilibrar essa situação que surge a medicina integrativa, que se pauta pela união dos avanços científicos com as terapias e práticas complementares cujas evidências comprovem sua segurança e eficácia”, afirma o médico.
No livro, o autor aborda os conceitos que norteiam a prática e oferece dicas que podem ser adotadas e seguidas em qualquer momento do dia. São exercícios de relaxamento para a consciência corporal e para o cultivo da atenção plena; apresentação de uma pirâmide alimentar anti-inflamatória; demonstração de como montar um prato colorido e rico em nutrientes; informações sobre a verdadeira relação entre alimentação e câncer; e sugestões para diminuir o nível de estresse. A mudança na dieta, a recomendação de atividades físicas, redução de estresse, terapias de corpo e mente ou uso de técnicas da medicina oriental são diretrizes da medicina integrativa.
Resultado de sua experiência Clinica e de amplas pesquisas realizada pelo medico de, depois de participar do Programa de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona, o livro traduz o conceito de cura em sua visão ampliada de cura. Em cinco capítulos, o autor enfatiza a importância de prestar atenção a alguns pontos vitais de nossa vida, como a respiração, a alimentação e o controle do estresse. Fala também sobre o futuro da medicina integrativa, destacando os modelos práticos adotados nos Estados Unidos e no Brasil, a questão econômica e os caminhos para se chegar à boa medicina, que usa todos os recursos em prol do paciente.
A obra apresenta, de maneira clara e didática, as vantagens da nova abordagem médica tanto para o profissional da área como para o leigo. Além disso, contribui para a implementação de novos centros de cuidados médicos e a realização de pesquisa e educação. Para o médico Andrew Weil, fundador e diretor do Centro de Medicina Integrativa da Universidade do Arizona (EUA), que assina o prefácio, o livro se transformará em excelente referência para o campo da medicina integrativa.
fonte

* * *
Medicina integrativa ganha espaço em hospitais e até no SUS

A medicina integrativa propõe um resgate das práticas mais antigas sem negar os avanços da convencional
Em uma consulta de rotina, você fica sabendo que terá que passar por uma pequena cirurgia. Você faz a operação e o médico afirma que o procedimento foi um sucesso. Mas isso é apenas o primeiro passo: afinal, ainda é preciso lidar com a cicatrização, que muitas vezes vai exigir cuidados especiais com a alimentação e alguns dias longe do trabalho. Acompanhar todo esse processo para o restabelecimento do bem-estar físico, mental e social é o objetivo da medicina integrativa.
Partindo do princípio de que acupuntura, meditação e ioga ajudam a minimizar a dor, a ansiedade e até os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais,  a medicina integrativa tem ganhado cada vez mais espaço em hospitais e centros de estudos.

Para os defensores da prática, a cura não é apenas eliminar a doença, mas sim restabelecer o paciente integralmente – e isso inclui os aspectos emocionais e sociais também.

leia mais




Nenhum comentário:

Postar um comentário