sábado, 6 de setembro de 2014

Nico Nicolaiewsky: quando a Morte entra em cena

Nico Nicolaiewsky 

músico, compositor e humorista brasileiro, faleceu em 7 de fevereiro de 2014

Às vésperas de comemorar 30 anos do espetáculo Tangos & Tragédias, Nico recebe o diagnóstico de leucemia mieloide aguda (LMA)* e é internado às pressas, no dia 23 de janeiro, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O tratamento, no entanto, não é suficiente para retardar o avanço da doença e ele vem a falecer na madrugada do dia 7 de fevereiro de 2014, aos 56 anos.

Seu velório foi realizado no Teatro São Pedro, lugar simbólico na vida do músico: desde 1987, o musical Tangos & Tragédias era apresentado todo Verão no local, com ingressos sempre esgotados .
Ao recordar um show do Musical Saracura que havia assistido, o jornalista e crítico de arte gaúcho Renato Mendonça descreveu as qualidades que iriam permear a obra de Nico Nicolaiewsky:
"O quarteto entrou em cena contido e silencioso, perfilou-se em frente ao palco e cantou à capela (sem acompanhamento musical) uma canção quase desconhecida. E calou o público. E incendiou o público por dentro. A lembrança serve para evocar aquelas que considero as qualidades fundamentais de Nico Nicolaiewsky: o poder e a coragem de surpreender, a determinação de indeterminar quaisquer fronteiras artísticas."
wikipédia

* O que é Leucemia mieloide aguda?
A leucemia mieloide aguda (LMA) é um câncer que começa dentro da medula óssea, tecido mole que fica dentro dos ossos e ajuda a formar células sanguíneas. O câncer se desenvolve nas células que, normalmente, formariam glóbulos brancos.
(...) As pessoas com esse tipo de câncer têm células anormais dentro da medula óssea. Essas células crescem muito rapidamente e substituem as células sanguíneas saudáveis. A medula óssea, que ajuda o corpo a combater infecções, para de funcionar corretamente. As pessoas com LMA se tornam mais propensas a infecções e têm maior risco de hemorragia à medida que o número de células saudáveis diminui.
fonte: minhavida

 ***

Selecionei peças do seu repertório para divulgar os temas que permearam sua carreira

(atentem para as letras)




cante junto

Só Cai Quem Voa
Nico Nicolaiewsky

Se você tiver paciência e persistência você vai encontrar
uma estrela nua brilhando no céu
Essa estrela é sua, essa estrela espera é só você buscar
dançando e cantando prá subir
Se você fizer um cursinho de piloto você vai voar
voar pelo céu até cair

Pois só cai quem voa, só quem tira os pés do chão
Pois só cai quem voa, só quem tira os pés do chão
Só quem deixa a vida carregar a gente
Prá onde quer que seja

só quem voa ... só quem voa.

***




***



***



***



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário