terça-feira, 20 de agosto de 2013

acidentes domiciliares em idosos

Uma colaboração da Terapeuta Ocupacional HELENA LEDERMAN-RAWET

Estratégias para prevenir acidentes domiciliares em idosos

Durante o processo do envelhecimento, ocorrem gradativamente alterações que modificam progressivamente o funcionamento dos órgãos do corpo o que pode diminuir as habilidades e a capacidade dos idosos de lidar com os perigos do ambiente, colocando-os em risco de acidente. Uma das funções do terapeuta ocupacional é realizar intervenções e adaptações ambientais que beneficiarão o idoso de forma a compensar suas perdas funcionais planejando o ambiente e visando maximizar o desempenho do mesmo. Essas intervenções também tem o objetivo auxiliar a prevenção de acidentes e consequentemente evitar quedas. 

Entre outras medidas convém:

Usar calçados de boa aderência, que mantenham os pés estáveis, e que sejam confortáveis. Os calçados devem ser fáceis de calçar, portanto, evitar aqueles que necessitem de amarrar, afivelar ou abotoar, dando preferência àqueles que possuem velcro.  O uso de chinelos é desaconselhável, mesmo dentro de casa, pois pode o idoso pode tropeçar.

                                                     
Retirar os tapetes ou colocar debaixo deles material antiderrapante fixando bem suas bordas com fita dupla face para que não se dobrem o que pode causar tropeços. 
Tapete bem fixo ao chão com antiderrapante.    

              Comportamento de risco            

Evitar comportamento de risco, como subir em cadeiras pegar objetos em lugares altos. Prefira colocar os utensílios que usa com mais frequência em local baixo e de fácil acesso.   



O objetivo principal das intervenções ambientais é estimular a autonomia e independência, no maior número de atividades possíveis, garantindo conforto, integridade e segurança e consequentemente proporcionar melhor autoestima e qualidade de vida da pessoa idosa, de acordo com as suas possibilidades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário