sábado, 7 de dezembro de 2013

homenagem a um vencedor

"O que eu gostaria de dizer ao Mandela"


Mandiba,

Pessoas iluminadas não nascem em qualquer lugar e sempre tem uma missão a cumprir. Martin Luther King, Madre Teresa, Gandhi... que grupo seleto o Sr faz parte! Através dos seus livros pude imaginar seus diversos momentos do mais puro e genuíno sofrimento humano: angústia, tristeza, frieza, paciência, tolerância e amor. Sim, muito amor e por isso o sofrimento. Um amor que de tão concreto por sua luta, tornou-se emblemático, mas mesmo assim foi questionado; um amor que de tão real pelo seu exemplo, tornou-se o ideal mas mesmo assim desconfiado; um amor que de tão racional pelo teor politico, transcendeu para as esferas do intangível, mas mesmo assim foi atacado. Um amor que transgredia regras, exigiu perseverança e mesmo assim, foi desacreditado. Mandiba, me conta - qual é o segredo? Que fé é essa? O que alimenta a sua alma? 
O foco, a disciplina e a meditação são elementos que você me ensinou. Carrego suas palavras desde não sei quando: levei para meu mestrado, para meu doutorado e por toda minha vida. Eu tento aprender que "a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo." Eu a cada dia tento conquistar os meus. Que eu possa, ao menos, encontrar o alento da minha alma. Que ele seja parte daquele que você encontrou. Até breve!

Anelise Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário