quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

duas notícias

do Jornal Público/PT online

Alzheimer: não esquecer de quem cuida. 
Fotogaleria: http://is.gd/7bFsTk

"Mirella" é o nome do projecto vencedor da categoria "Vida Quotidiana" do World Press Photo 2013 e também o nome próprio da esposa de Luigi, doente de ‪#‎Alzheimer. Mirella foi casada com Luigi durante 40 anos. Aos 65, ele teve os primeiros sintomas. Ela alterou radicalmente a sua rotina. Passados cinco anos, Luigi já não a reconhecia. Morreu no ano seguinte em sua casa, em Roma. O fotógrafo Fausto Podavini acompanhou a história.

foto copiada do Facebook




mais

* * *

"Os hospitais desesperam para se verem livres dos doentes que lhes dão prejuízo"

O Ministério da Saúde tem de alterar o modelo de financiamento que está a obrigar os hospitais públicos a fazerem “desnatação de doentes”, defende o bastonário da Ordem dos Médicos, o único candidato ao cargo nas eleições desta quinta-feira.
ALEXANDRA CAMPOS


entrevista com "José Manuel Silva, que dá aulas na Faculdade de Medicina de Coimbra, onde se formou, conclui que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a “perder qualidade”, que há uma “clara desmotivação dos profissionais” e que os serviços estão a funcionar com “constrangimentos dramáticos”. Dá o exemplo do serviço de urgência do Hospital de Aveiro, onde recentemente viu “39 doentes em macas, alguns há três dias, à espera de cama”.
leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário