quarta-feira, 18 de junho de 2014

Cuidados Paliativos

um artigo

Cuidados paliativos na prática médica: contexto bioético*

Palliative care in medical practice: bioethical context
José Humberto Belmino Chaves
, Vera Lúcia Gama de Mendonça
, Leo Pessini
, Guilhermina Rego
Rui Nunes

* Recebido do Programa Doutoral em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto, Portugal e Conselho Federal de Medicina, Brasilia, Brasil.
O estudo trata de pesquisa teórica, com levantamento bibliográfico e documental do tema, frente ao contexto histórico e a situação atual das questões relacionadas aos cuidados paliativos na prática médica. Objetivando avaliar a evolução do pensamento da sociedade em geral e da sociedade médica a respeito dos cuidados paliativos e procurando fundamentação consistente para a construção de argumentos capazes de satisfazer padrões atuais da bioética.

leia em PDF

*** ***

 reportagens

Uma das equipas modelo nos cuidados paliativos domiciliários em Portugal, percorre todo o sotavento algarvio. Cuida de doentes para quem já não existe cura. Uma equipa que a RTP acompanhou durante um dia

***
Cuidados paliativos não evitam pedidos de eutanásia
por Lusa

Os cuidados paliativos contribuem para melhorar a qualidade de vida, mas não evitam que os doentes peçam para morrer a médicos e enfermeiros dessas unidades de saúde, revela um estudo da Deco.
De acordo com o estudo, que será publicado na edição de Junho da revista Proteste, os doentes em cuidados paliativos pedem para morrer e fazem-no principalmente a médicos e enfermeiros nessas unidades de saúde. "O estudo mostra, de resto, que é nestas unidades que os doentes se sentem mais à vontade para formular tais desejos", lê-se no estudo da associação de defesa do consumidor. Segundo o estudo, muitos doentes expressam um desejo persistente de morrer, independentemente de terem cuidados paliativos, tendo 13 por cento interpelado a equipa médica.

ler mais

***
uma entrevista
Dra. Ana Claudia Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário