quarta-feira, 30 de abril de 2014

Alzheimer em evidência

Neto larga faculdade e emprego para cuidar de avó com Alzheimer no RS
Fernando Aguzzoli, 22 anos, acompanhou de perto a doença de Dona Nilva.


“Passei de neto a pai da minha avó.” A frase é do porto-alegrense Fernando Aguzzoli, 22 anos, que acompanhou de perto os últimos meses de vida de Nilva de Lourdes Aguzzolli, diagnosticada com mal de Alzheimer há seis anos.
O estudante de filosofia UFRGS trancou a faculdade no início do ano passado, largou emprego e as festas com os amigos para se dedicar em tempo quase integral aos cuidados da matriarca da família Aguzzoli ao lado da mãe, Rose Marie, 55 anos. Vovó Nilva, como ficou conhecida, morreu em dezembro de 2013..


* * *

Rita pôs o design ao serviço dos doentes com Alzheimer
Inspirada pelos avós, ambos doentes com Alzheimer, Rita Maldonado Branco dedicou a sua tese de mestrado em Londres à doença.
No doutoramento que agora iniciou quer trabalhar outras ferramentas que sirvam mais doentes e famílias


"A doença de Alzheimer caracteriza-se por uma deterioração global, progressiva e irreversível de funções cognitivas como a memória, a atenção, a concentração, a linguagem ou o pensamento. Por isso, a avó materna, dona de casa e exímia cozinheira toda a vida, deixou de ter capacidade para fazer uma tarefa tão simples como pôr a mesa. Solução?"

p3.publico.pt 

* * *
Cientistas revertem perda de memória em ratos com Alzheimer

Estudo abre novas perspectivas para a prevenção e tratamento terapêutico.

Cientistas da Espanha conseguiram pela primeira vez reverter a perda de memória em ratos com Alzheimer usando terapia genética. Os dados foram publicados na revista americana "The Journal of Neuroscience".
Pesquisadores do Instituto de Neurociência da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), "descobriram um mecanismo celular envolvido na consolidação da memória e conseguiram desenvolver uma terapia genética que reverte a perda de memória em etapas iniciais em ratos modelos com mal de Alzheimer", explicou a UAB em um comunicado esta semana.

* * * 
Cachorro faz paciente com Alzheimer voltar a falar
Desde que o vídeo foi parar no youtube, tem tocado a todos que o assistem
portal do dog


Nenhum comentário:

Postar um comentário