domingo, 13 de abril de 2014

notícias da tecnologia

EUA Novo tratamento inibe evolução do cancro da mama

Boas notícias para as mulheres de todo o mundo. Um tratamento experimental conseguiu conter a evolução do cancro da mama, em estado já avançado, durante 20 meses.

Chama-se palbociclib e pode mudar a vida das mulheres. Esta substância foi administrada, em conjunto com outro medicamento já utilizado no combate ao cancro da mama, num grupo de mulheres e os resultados foram animadores. O tumor manteve-se estável, sem registar qualquer evolução, durante 20 meses.
A pesquisa foi apresentada este fim de semana durante o congresso da Associação Americana de Pesquisa sobre Cancro que se realizou em San Diego, na Califórnia.

continua em noticiasaominuto

***

Médicos dos EUA implantam vagina construída em laboratório

James Gallagher
Repórter de Ciência e Saúde da BBC News

Um grupo de médicos americanos conseguiu implantar vaginas criadas em laboratório em quatro mulheres.
Os médicos do Centro Médico do Hospital Wake Forest, no Estado americano da Carolina do Norte, usaram uma tecnologia pioneira retirando amostras de tecido das mulheres e construindo em laboratório a parte implantada a partir de um molde biodegradável.


Depois do implante, as pacientes relataram níveis normais de "desejo, excitação, lubrificação, orgasmo e satisfação", além de não terem relatado dor durante a relação.
Os especialistas afirmam que o estudo, publicado na revista especializada Lancet, é a última amostra dos avanços em medicina regenerativa.
O tecido artificial foi implantando em pacientes que sofriam de má formação dos órgãos genitais. A formação incompleta se dá, geralmente, ainda durante a gestação, o que pode acarretar outros problemas na vida adulta dessas mulheres, como anormalidades em órgãos reprodutivos. Duas das pacientes, por exemplo, tinham as vaginas conectadas ao útero.
Agora, depois do implante, elas relatam vida sexual normal. Ainda não ocorreram casos de gravidez, mas em teoria isto é possível.

leia mais em bbc.co.uk

***

Hospital oncológico desenvolve brinquedo que irá emocionar você

Jornalista e escritor

O Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, em São Paulo, desenvolveu um brinquedo que promete trazer mais felicidade às crianças com câncer, que estão internadas em isolamento.

Os antigos ursinhos unem-se à tecnologia dos dias de hoje e dão origem ao Elo, que leva mensagens de áudio de familiares de amigos, via Whatsapp, às crianças do hospital.

Uma iniciativa linda e que, certamente, fará você se emocionar.

Assista ao vídeo até o final. Os créditos são especiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário