segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bioética e Cuidados Paliativos

a notícia

Um belga de 44 anos morreu por eutanásia em setembro após alegar transtornos físicos e psicológicos "insuportáveis" depois de realizar um procedimento cirúrgico para mudança de sexo. Nathan Verhelst morreu em um hospital de Bruxelas, na presença de vários amigos, depois de uma longa batalha para conseguir a aprovação do procedimento.
Wim Distlemans, médico do hospital universitário VUB que acompanhou o procedimento, disse que Nathan morreu tranquilamente. De acordo a imprensa da Bélgica, ele afirmou que as condições para a realização da eutanásia existiam, já que "havia claramente sofrimento físico e psicológico insuportáveis", explicou ao jornal "Het Laaste Nieuws".

comentário

Diante desta notícia tão impactante por uma situação extrema, entremeada por um grau de complexidade relevante, não podemos deixar de destacar o relato desta reportagem e tentar compreender o sujeito. Seja no campo da bioética e por que não da atenção paliativa, sem ousar analisar o tema, com maior profundidade, um olhar crítico se faz necessário. Destaco a relevância de se refletir a sociedade  em que vivemos, suas contradições e a busca por um ideal, talvez inexistente. 
Que possamos, como profissionais da saúde competentes como somos, estar atentos às condições limítrofes do ser humano como esta noticiada e, de algum modo, possamos contribuir positivamente no resgate de um significado para a vida.
Anelise


Nenhum comentário:

Postar um comentário