segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

No dia 12 de outubro foi comemorado o  Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, cujo tema em 2013 é: "Conseguir uma cobertura universal dos cuidados paliativos: dissipar os mitos".

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é promovido mundialmente pela Worldwide Palliative Care Alliance, uma rede de organizações de cuidados paliativos, e conta com a parceria de várias entidades, como é o caso da European Association for Palliativa Care, International Observatory on End of Life Care, International Association for Hospice and Palliative Care, Asociación Latinoamericana de Cuidados Paliativos, International Association for Hospice and Palliativa Care.


*  *  *


*  *  *
outras notícias

Cuidados paliativos devem centrar-se na vida, não na morte

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2013

Assinalado no dia 12 de outubro, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos em 2013 tem como lema: "Conseguir uma cobertura universal dos cuidados paliativos: dissipar os mitos". Será também promovida uma reflexão sobre a forma como "os cuidados paliativos se encaixam no plano de cobertura mundial de saúde, algo que é o foco de muitas discussões a nível nacional e global".

Todos os anos, em aproximadamente 70 países, são realizadas atividades com o propósito de assinalar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que incluem variadas campanhas públicas de sensibilização, que visam promover "uma melhor compreensão das necessidades médicas, sociais, práticas e espirituais das pessoas que vivem com uma doença terminal e das suas famílias". Outras ações realizadas neste dia incluem reuniões e sessões de esclarecimento com decisores políticos e atividades de angariação de fundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário