segunda-feira, 14 de julho de 2014

R.I.P. Lorin Maazel

Morre o maestro Lorin Maazel, um dos gigantes da regência no século 20

Morreu na manhã deste domingo, aos 84 anos, o norte-americano Lorin Maazel, um dos principais maestros do século 20. Segundo familiares, ele foi vítima de complicações de uma pneumonia. 
... Sua última aparição pública foi no festival criado por ele Castleton, Virgínia, nos Estados Unidos - ele desistiu de reger uma apresentação de Madame Butterfly mas dirigiu-se ao público antes do espetáculo, falando sobre a importância do repertório operístico. De acordo com depoimento dado por Nancy Gustafson, diretora executiva do festival, ao jornal Washington Post, Maazel sofria de uma doença inexplicável que se seguiu a uma espécie de colapso motivado pelo cansaço causado por um número grande de viagens entre a Ásia, Europa e Estados Unidos no primeiro semestre.
... Ao longo dos anos, o maestro manteve contato com a cena musical brasileira. Além de ter visitado o país à frente de orquestras estrnageiras, como a Sinfônica da Rádio da Baviera e a Filarmônica de Viena, em 2002 promoveu, em parceria com a Orquestra Experimental de Repertório, no Municipal de São Paulo, um concurso de regência - do qual fez parte, como candidato, um então desconhecido maestro venezuelano chamado Gustavo Dudamel. Dez anos mais tarde, regeu um ciclo dedicado às sinfonias de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio.

fonte da informação

leia mais

Lorin Maazel, an Intense and Enigmatic Conductor, Dies at 84


Lorin Maazel led the Boston Symphony Orchestra at Carnegie Hall in 2009. Credit Hiroyuki Ito for The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário