sexta-feira, 25 de julho de 2014

sobre cuidados paliativos

Os cuidados paliativos visam aos pacientes com doenças sem possibilidade de cura, oferecendo tratamento físico, psicossocial e espiritual. Tudo para dar à pessoa...
...mais qualidade no FIM DA VIDA

Sobreviver é o principal e mais agressivo instinto do ser humano. Sob a luz da ciência o homem é um ser finito. Ainda que a medicina tenha conseguido erradicar ou curar muitas doenças, a era em que conseguiremos driblar a morte ou prolongar consideravelmente o tempo de vida não deve ser realidade palpável para nenhuma das atuais gerações.
(...)
"Os cuidados paliativos se iniciam a partir do diagnóstico de patologia fatal e incurável - ainda que a morte do paciente esteja prevista para dez ou mais anos. Eles estão ligados à morte e ao morrer. À medida que a doença avança, diminuem os cuidados curativos e se intensificam os paliativos. Não é apenas para as últimas semanas de vida", resume Franklin Santana Santos, médico geriatra, pós-doutor em Psicogeriatria pelo Karolinska Institutet, na Suécia, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e que possui formação complementar em Saúde e Espiritualidade pela Escola de Medicina na Universidade de Duke, nos EUA.
continua

fonte: (revistavivasaude.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário