terça-feira, 12 de agosto de 2014

a medicina de cuidados paliativos

 Os cuidados paliativos visam aos pacientes com doenças sem possibilidade de cura, oferecendo tratamento físico, psicossocial e espiritual. Tudo para dar à pessoa...
...mais qualidade no FIM DA VIDA

Ivan Alves

Sobreviver é o principal e mais agressivo instinto do ser humano. Sob a luz da ciência o homem é um ser finito. Ainda que a medicina tenha conseguido erradicar ou curar muitas doenças, a era em que conseguiremos driblar a morte ou prolongar consideravelmente o tempo de vida não deve ser realidade palpável para nenhuma das atuais gerações.
Todos os anos, milhões de pessoas perdem suas vidas, a grande maioria pelas chamadas causas naturais, quando o paciente não resiste a alguma doença ou disfunção fisiológica que ocorre com o avanço da idade. Parte das vítimas falece de forma súbita. Outros, no entanto, enfrentam um tipo de problema que evolui lentamente. Esse último grupo, entre aqueles que se submetem a algum tratamento, enfrentam uma dura realidade em determinado momento da terapia: quando o médico revela que não há recursos para conter o desenvolvimento do quadro. É quando, de fato, o paciente recebe a notícia de que seus dias estão contados. Justamente neste delicado momento, uma nem tão jovem prática clínica entra como opção no tratamento, a medicina de cuidados paliativos.


revista viva saude uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário