sexta-feira, 21 de março de 2014

o outono da vida



Quem pode ser considerado idoso?

Antes de sabermos quem pode ser considerado um idoso, por que não tentarmos imaginar quem é uma pessoa idosa para nós? Bem, não é uma tarefa fácil!

Os idosos são aqueles cidadãos que possuem uma bagagem cultural e emocional enorme, que passaram por muitos problemas, criaram suas famílias e hoje muitas vezes, infelizmente, sofrem com a falta de reconhecimento da sociedade, cenário que está tentando ser alterado via Estatuto do Idoso. Idosos são aqueles indivíduos considerados de terceira idade e veremos agora que a época em que uma pessoa é considerada integrante desta fase varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive.


* *** *
Idosos não querem ser um fardo para a família

Japoneses recorrem a um templo para pedir uma morte rápida, sem causar incômodo aos familiares

Por Junko Takahashi/Efe

No templo budista de Kijidenji, na província de Nara, reza-se para morrer em paz e com rapidez, com a esperança de evitar transformar-se em uma carga para a família.
As orações colocam em evidência um dos maiores problemas que sofre o Japão: o acelerado envelhecimento.
No ano passado, cerca de 21% da população japonesa estava com mais de 65 anos de idade (26,8 milhões de pessoas), uma porcentagem que cresce ano após ano.
Com o número de nascimentos em queda e as portas do país praticamente fechadas à imigração, o cuidado com os idosos surge como uma pesada carga para muitos japoneses.


*** * ***

Videogame melhora qualidade de vida dos idosos
Postado por: Equipe Terceira Idade | Em: Curiosidades

Quem foi que disse que o videogame é exclusivo das crianças? Foi-se o tempo em que apenas os pequenos e os adolescentes que eram adaptados aos jogos eletrônicos. Na sociedade moderna, muitos vovôs antenados com o mundo da tecnologia têm trocado os jogos de tabuleiros e de cartas pelo mundo dos games por causa da diversão e dos benefícios que traz para a saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário