quinta-feira, 27 de março de 2014

artigos sobre cuidados paliativos

A comunicação da equipe de enfermagem com o paciente em cuidados paliativos
Everton Fernando Alves

Resumo
A proposta deste estudo é a de refletir sobre a comunicação em cuidados paliativos e evidenciar estratégias utilizadas na comunicação efetiva entre a equipe de enfermagem, o paciente terminal e a família. A estratégia metodológica que o conduziu está fundamentada na reflexão contextualizada do tema. Neste sentido desvela-se que, para a equipe de enfermagem, a assistência ao doente terminal é uma tarefa difícil, que suscita sensação de tristeza, frustração, impotência e até mesmo culpa por reais ou supostas falhas na assistência prestada. Deste modo, muitos profissionais utilizam a negação, a fuga e a aparente frieza como mecanismos de defesa no enfrentamento da situação. Ao longo dessa reflexão são expostos alguns aspectos que possibilitam desenvolver habilidades na comunicação empática, percebida como tarefa que requer da equipe de enfermagem uma mudança de foco e atitude. Além da escuta cuidadosa, a veracidade, o bom humor e o toque terapêutico, que constituem estratégias para uma comunicação efetiva na terminalidade da vida

texto completo pdf

** ** **

PROFISSIONAIS DE SAÚDE, CUIDADOS PALIATIVOS E FAMÍLIA: REVISÃO
BIBLIOGRÁFICA

Aline Camilo Lima, José Augusto de Souza Silva e Maria Julia Paes da Silva

RESUMO:
Objetivo: identificar e analisar através de revisão bibliográfica sistematizada a comunicação entre o profissional de saúde e a família de pacientes em fase terminal, e como é abordada a dimensão família nos Cuidados Paliativos.
Método: pesquisa quantitativa exploratória, baseada no material indexado nas bases de dados Dedalus, Lilacs, MedLine, PeriEnf e Scielo, entre 1997 a 2008, utilizando-se como descritores: Cuidados Paliativos, Comunicação e Família.
Resultados: foram identificados 127 artigos com os descritores Comunicação e Cuidados Paliativos e 34 com Comunicação, Cuidados Paliativos e Família. A MedLine foi a base de dados que apresentou maior número de artigos (22) para os descritores Comunicação, Cuidados Paliativos e Família, sendo os EUA o país com mais publicações (14) para esses descritores.
Conclusões: O número de publicações que considera a família como foco do cuidado paliativo é pequeno. É através da comunicação que o profissional se aproxima da família.

texto completo pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário