segunda-feira, 3 de março de 2014

Oscar* 2014

'12 Anos de Escravidão' leva prêmio de Melhor Filme


imagem Google
Filme do Steve McQueen leva categoria mais importante da 86ª edição do Oscar
O diretor Steve McQueen foi apresentado por Brad Pitt, que também está no longa. Com a voz embargada, o cineasta agradeceu as pessoas envolvidas na produção do filme. "Me desculpem, mal consigo falar. Me deem mais um minuto. Todos merecem a chance não só de sobreviver, mas de viver. Dedico esse prêmio para todos que sofrem até hoje com a escravidão", disse. 

Homenagem: A banda irlandesa apresentou a música Ordinary Love, em versão acústica, feita para trilha do documentário Mandela: Long Walk to Freedom (2013). Ao fim da performance, o quarteto foi aplaudido de pé por todos os presentes no teatro.





* O Oscar é o mais famoso e cobiçado troféu do mundo do cinema. É entregue anualmente em cerimônia no Teatro Kodak, na cidade de Los Angeles (EUA) aos que mais se destacaram no ano anterior em categorias como ator, atriz, diretor (realizador) ou cineasta, fotografia, música, roteiro (ou argumento) e melhor filme. Os vencedores são escolhidos por um colégio de mais de 5.800 membros votantes da Academia, de diversas nacionalidades. A cerimônia de entrega do Oscar é vista ao vivo na televisão por milhões de pessoas em todo o planeta.
O Oscar em si – cujo nome oficial é Prêmio de Mérito da Academia – é uma pequena estatueta de 35 cm de altura pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito.
Concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley, não sofreu mudanças até hoje, nos 80 anos em que já foi entregue. Apenas durante a Segunda Guerra Mundial foi confeccionada em gesso pintado com tinta dourada, devido ao esforço de guerra americano na época, que procurava racionar todos os tipos de metal. Após o conflito, os agraciados com estes Oscars tiveram seus prêmios trocados pela estatueta original.
A versão mais popular e conhecida para o nome dado ao careca dourado, é a que concede a autoria dele à secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick, que ao vê-lo comentou que a pequena estátua parecia muito com seu tio Oscar, comparação ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou em seu jornal. Outra versão dá conta que a atriz Bette Davis o teria apelidado assim, dado a semelhança da estatueta com seu primeiro marido. De qualquer modo o apelido pegou de tal maneira que hoje – e há muitos anos - é o nome pelo qual o Academy Award ou Prêmio da Academia é conhecido mundialmente. (wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário