segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Claudio Abbado morreu serenamente em casa


Morreu nesta segunda-feira (20/01) aos 80 anos o maestro italiano Claudio Abbado, em sua casa em Bolonha, no norte da Itália, depois de um longo período de doença. Ele dirigiu algumas das melhores orquestras do mundo, como a Filarmônica de Berlim.

"Claudio Abbado morreu serenamente às 8h30 desta manhã, cercado por sua família", informaram parentes do músico em comunicado.

Chamado de "o melhor maestro do mundo" pelo jornal britânico Financial Times, conhecido por seu modo amável e discreto de liderar os músicos sob sua batuta, Abbado havia sido homenageado em agosto passado com o título de senador vitalício do Parlamento italiano. Ele abriu mão do salário de parlamentar para financiar bolsas de estudo de jovens músicos, afirmando que a música "ajuda as pessoas a viverem juntas".

Em 2000, foi diagnosticado com câncer de estômago. Em maio de 2010, Abbado sofreu uma recaída da doença, que o forçou a cancelar concertos que daria no La Scala de Milão.
"Sua morte é uma perda infinitamente pesada para todos nós", escreveu a Filarmônica de Berlim em sua página na internet, afirmando ter "profundo amor e gratidão" em relação a Abbado, cujos "amor à música e insaciável curiosidade" são "fontes de inspiração" para a orquestra.
leia mais em wd.de

* * *

Comentário:
Abbado faleceu em casa, cercado pela família e, provavelmente, envolto pelos acordes e harmonias das maravilhosas composições que regeu. 

* * *
em memória

Documentário para seu septuagésimo aniversário 
Publicado em 02/11/2013



* * *

Franz Schubert D 796 Fierrabras Jonas Kaufmann Claudio Abbado

Nenhum comentário:

Postar um comentário