sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

cuidadosos & cuidadores & cuidados


OMS: mais de 20 milhões precisam de cuidados paliativos todos os anos

Conclusão consta do relatório da agência da ONU e da Aliança Mundial de Cuidados Paliativos; documento mostrou que apenas uma em cada 10 pessoas recebe o atendimento adequado.

40 milhões de pessoas precisam do tratamento. Foto: OMS

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, e a Aliança Mundial de Cuidados Paliativos, Amcp, afirmaram que mais de 20 milhões de pessoas precisam desse tipo de tratamento todos os anos, no mundo inteiro.
A conclusão consta do "Atlas Global de Cuidados Paliativos no Final da Vida" preparado, pela primeira vez, pelas duas organizações.

** ** **

Quem vai cuidar de você na velhice?



Mirian Goldenberg

Uma das perguntas mais frequentes feitas às mulheres que não querem ter filhos é: "E quem vai cuidar de você na velhice?".

Uma jornalista de 43 anos disse: "Já sofri muito com as cobranças femininas. Acham que se eu não tiver filhos serei infeliz. Quando digo que não quero ter filhos e sou feliz assim, elas dizem: 'Então por que você não adota?' Quando respondo que não quero adotar, elas insistem: 'E como vai ser sua velhice sem ninguém para cuidar de você?'.

Muitas mulheres mais velhas acreditam que a família é uma prisão que impede que exerçam a própria vontade. Elas dizem que os filhos não respeitam as vontades dos pais e querem controlar suas vidas afetivas e sexuais, como se os velhos não fossem pessoas responsáveis, lúcidas e autônomas.
Uma escritora de 75 anos disse:
"Aprendi a afastar todas as pessoas que chamo de vampiras: aquelas que só sugam, reclamam, demandam, fazem mal, botam para baixo. Só quero na minha vida quem me cuida e me alimenta de coisas boas, quem me faz bem e me estimula a ser cada vez melhor. As minhas amigas são o meu maior patrimônio e a minha verdadeira família".
leia em Folha UOL

** ** **

Global Atlas of Palliative Care at the End of Life



Published jointly by the World Health Organization and the Worldwide Palliative Care Alliance, the Atlas is the first document to map the need for and availability of palliative care globally.

Using maps, graphs and case studies, and drawing on a wealth of resources, the Atlas addresses the following questions:

What is palliative care?
Why is palliative care a human rights issue?
What are the main diseases requiring palliative care?
What is the need for palliative care?
What are the barriers to palliative care?
Where is palliative care currently available?
What are the models of palliative care worldwide?
What resources are devoted to palliative care?
What is the way forward?

This important document shines a light on the need for palliative care globally, and is an excellent tool to advocate for the inclusion of palliative care in the global, regional and national health agendas.

Download a PDF of the Global Atlas of Palliative Care at the End of Life.

fonte: thewpca.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário